O que é timidez excessiva?
Índice
- O que é timidez excessiva?
- O que é timidez crônica?
- O que a psicologia fala sobre a timidez?
- O que cura a timidez?
- Quando a timidez é um problema?
- Quais problemas a timidez pode causar?
- Como evitar a timidez em excesso?
- Como ajudá-la com a timidez?
- Como ajudar a criança com a timidez excessiva?
- Como ajudar a criança a lidar com a timidez?
O que é timidez excessiva?
De acordo com psicólogos, a timidez pode ser definida como uma sensação de desconforto ou inibição em situações sociais ou interpessoais que impede a pessoa de correr atrás de seus objetivos, sejam acadêmicos, profissionais ou pessoais.
O que é timidez crônica?
Timidez crônica: é caracterizada por ser um quadro constante, no qual a pessoa apresenta dificuldade em expressar suas emoções e opiniões em praticamente todos os aspectos da vida social e profissional.
O que a psicologia fala sobre a timidez?
A timidez é um reflexo do constrangimento ou da apreensão que algumas pessoas sentem quando se aproximam ou são abordadas por outras pessoas. Trata-se de uma resposta ao medo.
O que cura a timidez?
A timidez tem tratamento, apesar de não ser exatamente uma "doença". A terapia pode ajudar na conscientização da sua questão e ao longo do tempo entender a importância da socialização. Fazer atividades em grupo e trabalhos de oratória pode ajudar com o auxílio da terapia.
Quando a timidez é um problema?
“A timidez passa a ser um problema sério a partir do momento em que a pessoa não consegue viver normalmente”, afirma o psiquiatra Eduardo Ferreira-Santos, da Universidade de São Paulo. Casos mais graves são chamados de fobia social. “Ela pode afetar os relacionamentos, o trabalho ou os estudos.
Quais problemas a timidez pode causar?
"O tímido sente insegurança, sente as outras pessoas como uma ameaça", exemplifica. Além de ser prejudicado no dia-a-dia, ela ressalta que o tímido pode sim desenvolver doenças como a fobia (a lugares com muita gente por exemplo) e depressão.
Como evitar a timidez em excesso?
A vida exige que nos relacionemos com as pessoas e que cumpramos determinadas obrigações. A timidez em excesso pode impedir a construção de novos relacionamentos interpessoais, fazendo com que a pessoa se recolha e se feche em seu mundo. Dessa forma, ela acaba perdendo diversas oportunidades de amizade e de relacionamentos conjugais.
Como ajudá-la com a timidez?
Para ajudá-la a conviver com a timidez de maneira saudável, algumas dicas podem ser valiosas: 1. Evite rótulos. Não diga: “Fulano não brinca porque é tímido”, isso pode cristalizar uma autoimagem negativa para a criança e contribuir para que ela fique cada vez mais retraída. Leia também: TDAH: as crianças precisam de auxílio, não de rótulo!
Como ajudar a criança com a timidez excessiva?
Muitas vezes, por conta da timidez excessiva, a criança perde oportunidades e se arrepende por isso, o que pode lhe causar ansiedade e angústias que precisam ser trabalhadas, pois, no futuro, esses comportamentos podem dar origem a uma fobia social e ansiedade, trazendo prejuízos para os seus relacionamentos. Como ajudar?
Como ajudar a criança a lidar com a timidez?
Um psicólogo poderá ajudar a criança a lidar com a timidez de maneira mais assertiva. Mesmo sem se expor demais, a criança tímida pode ter excelente relacionamento com os amigos e conquistar mais autonomia e independência, sem passar nenhum aperto mesmo longe dos pais.