Como lidar com a esquizofrenia?

Como lidar com a esquizofrenia?
“Para lidar com a esquizofrenia é preciso conhecer seus sintomas, e qual a plasticidade que aquele indivíduo apresenta quando vai apresentar uma descompensação clínica. O familiar tem que aprender a reconhecer quais são as características próprias daquele indivíduo e da sua apresentação sintomática”, explica a psiquiatra.
O que fazer quando um esquizofrênico surta?
Entenda o que é o surto psicótico
- Definição e sintomas. ...
- Causas. ...
- Cheque se houve a administração correta dos medicamentos. ...
- Vigie as atitudes e manifestações do paciente. ...
- Afaste o paciente de locais conturbados. ...
- Não confronte a pessoa. ...
- Não deixe objetos perigosos ao alcance do paciente. ...
- Não hesite em procurar ajuda especializada.
O que uma pessoa esquizofrênica é capaz de fazer?
Ela pode manifestar mudanças no comportamento, emoções e na interação social, mas de forma mais branda que nos outros subtipos. Além disso, delírios e alucinações são mais raros na esquizofrenia residual.
Como lidar com o surto psicótico?
Desse modo, é essencial atentar-se à presença de objetos perigosos como facas, tesouras, armas e objetos pontiagudos. É preciso diminuir tanto o risco de agressão a outras pessoas quanto a possibilidade de automutilação. Por fim, uma das condutas mais adequadas ao lidar com o surto psicótico é a busca por profissionais especializados.
Como Conviver com pessoas com esquizofrenia?
A psiquiatra explica que pessoas com esquizofrenia podem conviver tão bem com familiares e amigos quanto melhor for sua aderência ao tratamento, o apoio dos familiares, a psicoeducação dos mesmos e quanto menor for o preconceito dos que o cercam.
Quem tem esquizofrenia?
Sabemos que o toque é difícil para quem tem esquizofrenia, ainda mais em surto. Não devemos tocá-los pois eles podem confundir com o agressor e atacar. Lembre-se sempre que o seu familiar estará fora de si; #9 – Evite o contato Olho no Olho de forma contínua.