Como trabalhar a variação linguística na sala de aula?

Índice

Como trabalhar a variação linguística na sala de aula?

Como trabalhar a variação linguística na sala de aula?

Ler textos de autores renomados de nossa literatura e identificar as variações linguísticas existentes nos mesmos. Identificar as características, geográficas e históricas das obras. Identificar e classificar as variações linguísticas. Escrever textos que contemplem as variações do estado de origem do aluno.

Como trabalhar variedade linguística?

Ao trabalhar as variedades linguísticas, o educador precisa destacar alguns pontos relevantes no que se refere às questões concernentes à língua, tais como: marcas de oralidade, níveis de registro, dialeto, neologismos, entre outros.

Por que ensinar variação linguística em sala de aula?

Se a variação linguística for discutida na escola, inserida na matriz do multiculturalismo brasileiro, teremos mais oportunidade de discutir a gramática da língua padrão, descrita nos compêndios de gramática normativa, à luz das características da nossa fala brasileira; poderemos identificar os contextos em que as ...

Como a variação linguística é vista na escola?

Denomina-se variação linguística os diversos usos que os falantes fazem de uma mesma língua. ... Quando a escola se detém somente ao ensino da língua considerada padrão, ela julga ser erro o que se distância dessa referência, desvalorizando as demais variedades da língua, e consequentemente os seus falantes.

O que é variações linguisticas dê exemplos?

São chamadas de variações linguísticas as diferentes formas de falar o idioma de uma nação, visto que a língua padrão de um país não é homogênea. No Brasil, por exemplo, essas variantes são percebidas nos diversos dialetos existentes como o mineiro, carioca, gaúcho, baiano, pernambucano, sulista, paulistano, etc.

Qual o escopo do professor para trabalhar a variação linguística na sala de aula?

O estudo tem por escopo oferecer subsídios para o professor trabalhar a variação linguística na sala de aula, mediante o contato dos alunos com diversos gêneros textuais, desenvolvendo os recursos comunicativos apreendidos na escola.

Quais são as diferenças lingüísticas dentro de sala de aula?

O projeto demostra a importância de compreender e aceitar as diferenças lingüística dentro de sala de aula, como um ponto de partida para uma nova era de ensino-aprendizagem que vise a inclusão real dessa cultura, e não mais concepções arraigadas de preconceitos sobre ela.

Como identificar as variações linguísticas?

Ler textos de autores renomados de nossa literatura e identificar as variações linguísticas existentes nos mesmos. Identificar as características, geográficas e históricas das obras. Identificar e classificar as variações linguísticas.

Quais são as variedades linguísticas nas aulas de língua portuguesa?

As variedades linguísticas na escola: Clique e conheça uma proposta sobre dialetos e registros nas aulas de língua portuguesa.

Postagens relacionadas: