Qual o melhor antidepressivo para idosos?
Índice

Qual o melhor antidepressivo para idosos?
Em geral, deve-se dar preferência à nortriptilina e à desipramina por terem perfis mais favoráveis de efeitos adversos e por sua metabolização ser mais rápida. Além disso, nortriptilina é um dos antidepressivos mais estu- dados em idosos.
Quais as situações de perdas acentuadas na depressão do idoso?
Do ponto de vista vivencial, o idoso está numa situação de perdas continuadas; a diminuição do suporte sócio-familiar, a perda do status ocupacional e econômico, o declínio físico continuado, a maior freqüência de doenças físicas e a incapacidade pragmática crescente são motivos suficientes para um expressivo ...
Qual é a melhor forma de tratar a depressão em um idoso?
Qual é a melhor forma de tratar a depressão em um idoso? “O tratamento da depressão no idoso constitui um desafio que envolve a união entre familiares, cuidadores e equipe multidisciplinar, como médico, psicólogo, enfermeiro, educador físico e outros.
Quais os impactos da depressão na vida do idoso?
Impactos da depressão na vida do idoso. A depressão, em qualquer fase da vida, pode prejudicar muito a qualidade de vida do paciente. Em idosos, isso tende a se intensificar, uma vez que a recuperação de qualquer problema se torna ainda mais lenta.
Como surgir a depressão na terceira idade?
A depressão pode surgir apenas na terceira idade, por conta de todos os fatores e perdas já mencionadas e nesse caso o fator hereditário não conta tanto, ou seja, a doença está muito mais relacionada com o envelhecimento em si.
Qual a consequência mais grave da depressão?
A consequência mais grave da depressão é o risco de suicídio, o que aumenta ainda mais na terceira idade. Dados apontam que os idosos chegam a tentar suicídio até sete vezes mais do que o adulto jovem. Como já foi dito, a primeira coisa a se fazer é não diminuir os sintomas dos idosos à “coisas da idade”.