Como lidar com a pessoa com deficiência intelectual?

Índice

Como lidar com a pessoa com deficiência intelectual?

Como lidar com a pessoa com deficiência intelectual?

  1. Você deve agir naturalmente ao dirigir-se a uma pessoa com deficiência intelectual.
  2. Trate-a com respeito e consideração. Se for uma criança, trate-a como criança. ...
  3. Não a ignore. ...
  4. Dê-lhe atenção, converse e verá como pode ser divertido. ...
  5. Não superproteja a pessoa com deficiência intelectual. ...
  6. Não subestime sua inteligência.

Como o professor pode ajudar o aluno com deficiência intelectual?

O professor não deve ficar preocupado em seguir o currículo, mas sim em respeitar o ritmo do aluno. Também não deve dar exercícios infantis a adolescentes ou exercícios fáceis demais para o aluno. Procure dar a ele uma atividade relativamente fácil, e, aos poucos, aumente a dificuldade.

Como fazer adaptação curricular para alunos com deficiência intelectual?

Em texto, em foto, verbalmente, em uma canção, em quadrinhos, em cartaz, em fantoches, em atividades ao ar livre, com objetos concretos. Quando vamos adaptar atividades a criatividade não pode ter limites. Mas lembre-se de ser criativo pensando no que faz sentido para o seu aluno, dentro da realidade dele.

Como ensinar uma criança com Di?

No processo de ensino aprendizagem da criança com DI, o professor precisa considerar as lacunas em seu desenvolvimento. É muito comum, que ela tenha dificuldades na comunicação, linguagem e outras funções, o que significa que precisa de mais tempo para aprender, assim como de repetição e estímulo.

Quais as diferentes possibilidades para que o aluno com deficiência possa aprender?

Na escola é possível criar mecanismos de estímulo cognitivo, social e motor, criando, assim, para qualquer criança, maiores possibilidades de desenvolvimento global. ... E isso vale para todas as crianças, tendo algum tipo de deficiência ou não. É um processo que fortalece a democratização do espaço escolar.

Como trabalhar com alunos com Di?

12 atividades lúdicas para alunos com deficiência intelectual

  1. Vôlei sentado. ...
  2. Jogo de passes. ...
  3. Montar o robô com formas geométricas. ...
  4. Escrever o próprio nome com pregadores. ...
  5. Passe o cordão pelos canudos de macarrão. ...
  6. Canção nos palitos de picolé ...
  7. Memorização de letra e imagem. ...
  8. Contar os palitos.

O que é um aluno DI?

A deficiência intelectual é um transtorno do desenvolvimento. As crianças com DI apresentam um nível cognitivo abaixo da média para a idade. Dessa forma, podem ter dificuldade de adaptação e demorar mais para aprender e se alfabetizar do que outras crianças da mesma idade.

Como trabalhar com alunos com deficiência intelectual?

Mas antes de começar a falar em como trabalhar com alunos com deficiência intelectual, fazer a adaptação de atividades, criar atividades lúdicas para deficientes intelectuais e elaborar planos de aulas adaptados, vamos rever o conceito de deficiência intelectual, através de uma perspectiva médica.

Quando há alunos com deficiência em sala de aula?

Vale lembrar que, quando há alunos com deficiência em sala de aula, as medidas a serem tomadas para passar conhecimento requerem adaptação (caso seja necessário). Portanto, formatos excludentes não devem ser considerados em medidas rotativas ao montar as aulas.

Quais são os benefícios do educador com deficiência intelectual?

É necessária a tentativa de compreender quais os benefícios que a relação do educador com o educando, em especial o que apresenta deficiência intelectual, pode contribuir para o processo de aprendizagem.

Qual foi o primeiro passo para a deficiência intelectual?

No caso dele, o primeiro passo foram os desenhos. Depois, escrevi com ele o nome dos personagens e palavras-chave", relata ela. A falta de compreensão da função da escrita como representação da linguagem é outra característica comum em quem tem deficiência intelectual.

Postagens relacionadas: