Como é conviver com uma pessoa que tem TOC?

Índice

Como é conviver com uma pessoa que tem TOC?

Como é conviver com uma pessoa que tem TOC?

A principal forma de ajudar um familiar com TOC é incentivá-lo a tomar as medicações prescritas pelo médico de forma correta e participar das terapias indicadas. Não incentivar as compulsões como forma de aliviar as obsessões é outra atitude importante e que merece atenção.

O que fazer para ajudar uma pessoa com TOC?

Como posso ajudar uma pessoa com transtorno obsessivo compulsivo?

  1. Não culpe a pessoa pelo que ela está passando;
  2. Incentive a pessoa com TOC buscar ajuda médica;
  3. Acostume-se com os rituais realizados por conta do transtorno;
  4. Ajude a pessoa a sentir-se menos culpada com os sintomas do TOC.

Quantos tipos de TOC existe?

Existem dois tipos de TOC:

  • Transtorno obsessivo-compulsivo subclínico: as obsessões e rituais se repetem com frequência, mas não atrapalham a vida da pessoa;
  • Transtorno obsessivo-compulsivo propriamente dito: as obsessões persistem até o exercício da compulsão que alivia a ansiedade.

O que falar para uma pessoa com TOC?

Seja firme, mas não autoritário. – Participe de grupos de autoajuda. Familiares de outros pacientes podem dar dicas valiosas de como lidar com os sintomas e as diferentes situações proporcionadas pelo TOC.

Como você pode ajudar uma pessoa com TOC?

Lembre-se que TOC é muito diferente de mania, pois gera sofrimento e atrapalha a vida do portador e das pessoas próximas. Veja abaixo o que você pode fazer para ter ajudar uma pessoa com TOC. O primeiro passo é incentivá-la a procurar ajuda especializada e seguir as orientações médicas corretamente.

Por que pessoas com TOC precisam de tratamento?

Em geral pessoas precisam de tratamento por toda vida, seja somente com medicação ou associado com outras abordagens como psicoterapia. Pessoas com TOC costumam ter obsessão por limpeza, como o ato de lavar as mãos constantemente - Foto: Shutterstock.

Como fazer compulsões em pessoas com TOC?

Em pessoas com TOC, compulsões são comportamentos repetitivos que o paciente se sente compelido a executar para controlar, prevenir ou reduzir a ansiedade causada pelas obsessões ou, ainda, para impedir que algo terrível aconteça. NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Quem pode diagnosticar o TOC?

Entre os especialistas que podem diagnosticar o TOC estão: Clínico geral; Psiquiatra; Psicólogo; Neurologista; Pediatra; Diagnóstico de Transtorno obsessivo-compulsivo Para ajudar a diagnosticar uma pessoa com TOC, o médico ou especialista em saúde mental pode solicitar a realização de determinados exames e testes, incluindo: Exame físico

Postagens relacionadas: