Como lidar com crianças que sofrem de dislexia?
Índice
- Como lidar com crianças que sofrem de dislexia?
- Como lidar com uma pessoa com dislexia?
- Quem pode dar o laudo de dislexia?
- Quais são as principais causas da dislexia?
- Qual a melhor maneira de lidar com a dislexia?
- Como pode ser tratada a dislexia?
- Como o apoio para o diagnóstico de dislexia?
- Como se manifesta a dislexia nessa idade?

Como lidar com crianças que sofrem de dislexia?
O tratamento para dislexia é feito com a prática de estratégias de aprendizagem que estimulam a leitura, a escrita e a visão e, para isto, é necessário o apoio de toda uma equipe, que contém pedagogo, psicólogo, fonoaudiólogo e o médico neurologista.
Como lidar com uma pessoa com dislexia?
Como lidar com a dislexia no dia a dia
- Estimule sempre a aprendizado, incentivando a criança a aprender e a realizar atividades com palavras e textos;
- Dê sempre orientações claras, com exemplos práticos;
- Tenha o erro como forma de aprendizado e não de punição;
Quem pode dar o laudo de dislexia?
O laudo poderá ser fornecido por qualquer profissional da saúde (Psicólogo ou Fonoaudiólogo), no entanto várias instituições exigem que o laudo seja assinado por médico (em geral Neurologista, Neuropediatra ou Pediatra), o que traz mais esse profissional para a equipe multidisciplinar.
Quais são as principais causas da dislexia?
As causas de dislexia estão relacionadas com fatores genéticos, desenvolvimento tardio do sistema nervoso central, problemas nas estruturas do cérebro e comunicação pouco eficaz entre alguns neurônios.
Qual a melhor maneira de lidar com a dislexia?
No artigo de hoje, falaremos sobre as maneiras mais indicadas para que pais, educadores, familiares, e quem se sentir interessado, possa lidar com a dislexia. O ambiente doméstico é o mais incentivador de todos, pois ali estão as referências que a criança com dislexia tem para conversar, contar com o apoio, ser amparada.
Como pode ser tratada a dislexia?
No entanto, ela pode ser tratada com um acompanhamento pedagógico, em que a pessoa é ajudada a desenvolver suas próprias estratégias para lidar com as dificuldades na leitura e escrita. Alguns exercícios ajudam a promover a automatização do sistema de leitura. As pessoas sem dislexia leem em blocos: batem o olho em uma frase e conseguem lê-la.
Como o apoio para o diagnóstico de dislexia?
O apoio durante a observação dos sinais precoces da dislexia traz grandes benefícios para o desenvolvimento da criança, mesmo que só se chegue ao diagnóstico anos depois. Para confirmar o diagnóstico de dislexia, são realizados alguns testes específicos com a criança, com objetivo de investigar as funções neurocognitivas e linguísticas.
Como se manifesta a dislexia nessa idade?
A dislexia nessa idade também se expressa na dificuldade em pronunciar palavras e na lentidão para ampliação do vocabulário oral. Problemas para memorizar e se lembrar de palavras específicas também são sinais importantes.