Quando deve ser instalado o disjuntor no chuveiro?

Quando deve ser instalado o disjuntor no chuveiro?
A norma é bem clara quando diz que nenhum dispositivo de proteção, seccionamento ou comando pode ser instalado nos volumes 0, 1 e 2. Sendo assim, podemos concluir que o disjuntor deve ser instalado no mínimo à 1,20 m do ponto do chuveiro, ou seja, apenas no volume 3.
Pode colocar disjuntor perto do chuveiro?
Distância do chuveiro até o disjuntor para qualquer instalação elétrica em baixa tensão que é o caso de um circuito de chuveiro, a norma NBR 5410 especifica que os disjuntores devem ser instalados no mínimo a 1,2 metros de distância do chuveiro. Caso essa distância seja menor, o risco de curto-circuito aumenta.
Como corrigir o desarme do disjuntor?
Levando em consideração o exemplo anterior, os fabricantes exigem um cabo com a seção de no mínimo 10mm2 para uma tensão de 127V, lembrando que a seção do cabo pode variar, pois irá depender da tensão, potência e distância entre chuveiro e o disjuntor. Como corrigir o desarme do disjuntor em função do chuveiro ligado.
Qual é o disjuntor?
O disjuntor é um dispositivo de proteção eletromecânico que protege as instalações elétricas, desarmando automaticamente ao identificar uma corrente elétrica que ultrapassa o valor nominal da corrente elétrica do disjuntor, assim impedindo a passagem de energia para as cargas do circuito, evitando que as demais cargas e o circuito danifiquem.
Qual a curva de ruptura do disjuntor?
A curva de ruptura do disjuntor é o tempo em que o disjuntor suporta uma corrente acima da corrente nominal por determinado tempo. As curvas de disjuntores são B, C e D, devido a unidade de medida da corrente elétrica ser em ampere (A), não existe curva característica com letra A, por questão de organização.