Como ligar Zener em série?
Índice
- Como ligar Zener em série?
- Como ligar um diodo em série?
- Onde é utilizado o diodo zener?
- Como Liga diodo?
- Como calcular a corrente de Zener?
- Como funciona o diodo de Zener?
- Como usar um diodo retificador?
- Como aumentar a amperagem do diodo?
- Como usar o diodo Zener como regulador de tensão?
- Qual a tensão reversa de um diodo?
- Como calcular a tensão de um circuito Zener?
- Por que o diodo não permite a passagem de corrente?

Como ligar Zener em série?
Por exemplo, para obter 15 V, pode-se ligar um diodo de 6,8 V em série com um de 8,1 V mas deve-se evitar o uso de um de 12 V com um de 3,1 V. Para que um diodo zener opere satisfatoriamente, a corrente nele deve ser tal que ele fique entre 10% e 80% da sua dissipação. Nessas condições sua operação é mais estável.
Como ligar um diodo em série?
Para evitar este problema o que se faz é ligar em série com cada diodo um resistor de baixo valor (tanto menor quanto for a intensidade da corrente), de modo a distribuir melhor a corrente. Os diodos, conforme mostra a figura 2 podem ter tipicamente valores entre 0,1 e 1 ohm, para correntes na faixa de 1 a 5 A.
Onde é utilizado o diodo zener?
Pelas características do diodo zener, ele pode ser usado como regulador de tensão em circuitos de fontes estabilizadas e até na implementação de circuitos clipadores.
Como Liga diodo?
Entenda como um diodo funciona.
- Se o lado positivo de uma fonte de tensão estiver conectado ao terminal positivo do diodo (o ânodo), e o lado negativo estiver conectado ao terminal negativo do diodo (o cátodo), o diodo conduzirá a corrente.
- Se o diodo estiver invertido, a corrente é bloqueada.
Como calcular a corrente de Zener?
Veja um exemplo de cálculo de potência para dissipação de diodo zener: se a tensão de trabalho do diodo zener é igual a seis 6,2 volts, e a corrente que atravessa o diodo é 12 mA o cálculo é feito da seguinte maneira: PZ = 6,2V x 12mA = 74,4mW.
Como funciona o diodo de Zener?
O diodo Zener pode funcionar polarizado diretamente ou inversamente. Quando está polarizado diretamente, funciona como outro diodo qualquer, não conduz corrente elétrica enquanto a tensão aplicada aos seus terminais for inferior a aproximadamente 0,6 Volts no diodo de silício ou 0,3 Volts no diodo de germânio.
Como usar um diodo retificador?
Dessa forma fica mais fácil saber quando o diodo está polarizado diretamente ou reversamente. Se o triângulo estiver apontado para o sentido da corrente, o diodo retificador vai funcionar como uma chave fechada e a corrente passará normalmente.
Como aumentar a amperagem do diodo?
Amperagem Crescente com Diodos Conecte um diodo em série com a fonte atual. Você faz isso conectando a parte de trás ou o "ânodo" do diodo à fonte. Ligue a fonte de corrente AC e você verá a corrente DC na extremidade de saída do diodo.
Como usar o diodo Zener como regulador de tensão?
Para que o diodo Zener opere adequadamente como regulador de tensão é necessário introduzir um resistor que limite a corrente inversa através do diodo a um nível inferior ao valor máximo especificado pelo fabricante, conforme indicado na Fig.
Qual a tensão reversa de um diodo?
Enquanto a tensão reversa está menor do que a tensão de ruptura, nada em diferente a um diodo convencional. Mas quando se aproxima de um valor que depende do diodo que está sendo analisado, o mesmo conduz e passa a absorver toda a corrente, que então só é limitada pelo valor das resistências externas.
Como calcular a tensão de um circuito Zener?
Precisamos também calcular a dissipação sobre o diodo para podermos especificar corretamente o mesmo. Para o cálculo de um circuito retificador com zener temos como entrada as seguintes variáveis: 1- Valor de tensão de saída desejada. Veja na tabela anterior com os valores padrões de tensão zener.
Por que o diodo não permite a passagem de corrente?
Ao ser polarizado inversamente, o diodo não permite a passagem de corrente, a menos que o valor de tensão ultrapasse o valor de ruptura, isto é, o valor máximo de tensão reversa que o componente suporta, causando a queima do diodo.