Como saber o lado positivo e negativo de um LED?
Índice
- Como saber o lado positivo e negativo de um LED?
- Por que é necessário utilizar um resistor junto com o LED ao realizar a ligação com uma fonte?
- Como identificamos o terminal negativo de um LED?
- Porque o LED precisa de resistor?
- Como desligar o Led do Arduino?
- Qual a linguagem de programação utilizada para o Arduino?
- Como selecionar a porta do Arduino?
- Como instalar a IDE do Arduino?
Como saber o lado positivo e negativo de um LED?
A haste (perna) maior do LED é o lado positivo e a menor é o lado negativo. Você pode ver também pelo lado mais achatado, que é o lado negativo enquanto o lado arredondado é o positivo.
Por que é necessário utilizar um resistor junto com o LED ao realizar a ligação com uma fonte?
Com o circuito em funcionamento, o led vai ser protegido de eventuais danos, e por ser um resistor dimensionado de forma errada, com uma resistência muito acima do que é necessário o led possui uma intensidade menor em seu brilho, devido o excesso de resistência determinado pelo resistor.
Como identificamos o terminal negativo de um LED?
A polarização que permite a emissão de luz pelo LED é o terminal anodo no positivo e o catodo no negativo, para identificar qual dos terminais é o ânodo e qual é o catodo, basta observar o tamanho dos terminais. A “perninha” maior do LED é o ânodo, e a menor é o catodo.
Porque o LED precisa de resistor?
A função de todo resistor é limitar a corrente no circuito. Sem o resistor nesse circuito o LED iria queimar. A corrente IDEAL que deve passar no LED é de 20mA. Mas no caso, se você usasse um resistor de 500 ohms o LED iria acender normalmente, só que com menos luminosidade, então seria menos corrente no circuito.
Como desligar o Led do Arduino?
A diferença é que, neste caso, ao retirarmos o dedo do botão o led vai permanecer ligado, pois o valor do botão é armazenado numa variável. Funcionará como um interrutor: ao carregar acende o led; ao carregar novamente desliga o led. Clique no botão "Upload" do arduino e observe os resultados!
Qual a linguagem de programação utilizada para o Arduino?
Este exemplo é basicamente um " hello world " para o Arduino. A linguagem de programação utilizada é o C++, portanto é possível utilizar funções e procedimentos e até mesmo bibliotecas para controlar diversos periféricos, até mesmo fazer comunicação com um computador.
Como selecionar a porta do Arduino?
Para selecionar a porta do Arduino, basta ir em "Ferramentas", em seguida "Porta" e selecionar a porta onde seu Arduino aparecer conectado. Clique em carregar e aguarde.
Como instalar a IDE do Arduino?
O primeiro sistema básico que se pode fazer em um Arduino é um simples “pisca-pisca” utilizando um único LED. Para começar é necessário instalar a IDE do Arduino junto com seus drivers e possuir os seguintes materiais: 1 resistor de 220 ohms ou 120 ohms (dependendo do led que for utilizar)