O que é projeto terapeutico singular no CAPS?

Índice

O que é projeto terapeutico singular no CAPS?

O que é projeto terapeutico singular no CAPS?

O Projeto Terapêutico Singular (PTS), principal instrumento de trabalho interdisciplinar dos Centros de Atenção Psicosso- cial (CAPS), possibilita a participação, reinserção e construção de autonomia para o usuário / família em sofrimento psí- quico.

O que é um projeto terapêutico singular?

O PTS envolve um conjunto de propostas de condutas terapêuticas articuladas, direcionadas a um indivíduo, família ou coletividade. Tem como objetivo traçar uma estratégia de intervenção para o usuário, contando com os recursos da equipe, do território, da família e do próprio sujeito 5. Oliveira GN.

Qual importância do PTI projeto terapêutico individual em saúde mental?

O instrumento, Projeto Terapêutico Individual (PTI) , tem a característica da particularização da intervenção, como principal objetivo; mas também vai além, na medida em que potencializa a vinculação usuário/ equipe técnica (FURTADO, 2001).

Como é feito o projeto terapeutico singular?

O Projeto Terapêutico Singular é um trabalho realizado pela equipe interdisciplinar de saúde com vistas ao acompanhamento de um caso específico que envolve um sujeito ou uma comunidade. O caso trabalhado em um PTS deve ser eleito pela equipe considerando a necessidade de atenção ampliada à situação.

Quem constrói o PTS?

PTS – processo em ato O PTS é construído em reunião dos profissionais, no momento que se compreende que o caso é complexo ou delicado. Todos os pacientes possuem o seu PTS. Variáveis e conhecimentos da equipe profissional, de outros setores e do usuário influenciam fortemente a construção e reavaliação do PTS.

O que é pts e qual a sua importância no contexto do SUS raps?

O PTS, como estratégia de humanização do Sistema Único de Saúde (SUS), é um conjunto de propostas de condutas terapêuticas articuladas, para um sujeito individual ou coletivo, resultado da discussão coletiva de uma equipe interdisciplinar.

O que são projetos terapêuticos?

O Projeto Terapêutico Singular (PTS) é um conjunto de propostas de condutas terapêuticas articuladas para um indivíduo, uma família ou um grupo que resulta da discussão coletiva de uma equipe interdisciplinar com Apoio Matricial, se esse for necessário.

Quais os pilares do PTS?

A construção de um PTS exige a presença e colaboração de sujeitos comprometidos com propostas e condutas terapêuticas articuladas, envolvendo quatro pilares: hipótese diagnóstica, definição de metas, divisão de responsabilidades e reavaliação6.

Como fazer um projeto terapeutico individual?

Fazer PTS deve ser um processo de construção coletiva envolvendo, necessariamente, o profissional/equipe de saúde e o(s) usuário(s) em torno de uma situação de interesse comum. Deve haver uma formação de compromisso, como modo de responsabilidade, entre os sujeitos no PTS.

Como aplicar o PTS na saúde mental?

Para realizar a análise dos PTS optou-se por utilizar como referência conceitual as etapas (momentos) preconizadas pelo Ministério da Saúde (MS) para elaboração de um PTS: Etapa 1 - Diagnóstico e análise; Etapa 2 - Definição de ações e metas; Etapa 3 - Divisão de responsabilidades e Etapa 4 - Reavaliação.

Como foi desenvolvido o Projeto Terapêutico Singular?

Por isso, o projeto terapêutico singular foi desenvolvido. O projeto terapêutico singular é um instrumento potente de cuidado aos usuários de serviços especializados de saúde mental.

Como o projeto terapêutico pode ser proposto?

O Projeto Terapêutico Singular pode ser proposto também para um território, sendo desenvolvido no mesmo momento, tendo como sujeito a comunidade ou parte dela. Leitura Complementar: OLIVEIRA, G. N. O projeto terapêutico como contribuição para a mudança das práticas de saúde. Dissertação (Mestrado) – Campinas, São Paulo, 2007. Disponível aqui.

Como funciona o CAPS?

Para efetivação do tratamento, é primordial que usuário e família participem do processo. Para tanto os CAPS utilizam como instrumento de trabalho em equipe o Projeto Terapêutico Singular (PTS), que possibilita a participação do usuário e, consequentemente, a construção de sua autonomia.

Postagens relacionadas: