É possível uma pessoa perder os sentimentos?

Índice

É possível uma pessoa perder os sentimentos?

É possível uma pessoa perder os sentimentos?

O embotamento afetivo é a dificuldade de expressar emoções e sentimentos. A pessoa que sofre com esse transtorno também é chamada de individuo esquizóide. A perda global de emoções pode ocorrer após eventos que causam muita dor ao individuo, fazendo com que ele simplesmente não reaja a emoções e sentimentos.

Como é uma pessoa com alexitimia?

As pessoas com alexitimia têm falta de empatia; pobre capacidade para imaginar e fantasiar; indecisão; pensamento e comunicação simples e concretos; aparência distante e fria; escassa comunicação verbal e não-verbal; dificuldade em manter relações interpessoais e ausência de desejo sexual.

O que causa a falta de sentimentos?

As causas mais comuns são depressão e ansiedade e níveis severos de estresse. O transtorno de estresse pós-traumático, que pode estar ligado à depressão e à ansiedade, também pode fazer com que você se sinta “vazio”. Os medicamentos usados para tratar ansiedade e depressão também podem ser causas.

Como lidar com a apatia?

Abaixo listei dez dicas que vão te ajudar a lidar com a apatia de forma mais satisfatória e, assim, contribuir para que se sinta melhor, abandonando a letargia aos poucos. Viver constantemente o mesmo dia pode ser o que está te empurrando para um quadro apático, então, crie formas de driblar essa repetição constante.

Qual o impacto negativo da apatia na vida?

A pessoa parece estar funcionamento em seu modo “economia de energia”, reduzindo ao máximo a sua interação com o resto do mundo. No entanto, mesmo que apatia afete questões práticas da vida, o seu maior impacto negativo está nas emoções. Como o indivíduo sente que está emocionalmente desligado, pode cogitar estar passando por uma depressão.

Como lidar com pessoas do trabalho?

Lidar com pessoas do trabalho, ou de qualquer outro ambiente, exige um exercício contínuo de empatia, flexibilidade e paciência. Cabe a você escolher entre agravar a situação ou torná-la mais agradável.

Qual é a origem da apatia?

Não é realmente necessário identificar qual é a origem da apatia quando ela não tem ligação com uma questão orgânica do corpo. A questão mais relevante é compreender que é preciso mudar a sua perspectiva, e, se continuar enxergando tudo embaçado pelo filtro do desinteresse, não conseguirá se libertar.

Postagens relacionadas: