Como ligar um motor no inversor de frequência?

Índice

Como ligar um motor no inversor de frequência?

Como ligar um motor no inversor de frequência?

Para a ligação do motor, deve ser efetuado a conexão nos bornes, U; V; W. Levando em conta sempre, que a alimentação do inversor de frequência pode ser monofásica, porém o controle é apenas para motores de indução trifásicos.

Como funciona um inversor de frequência Monofasico?

O inversor de frequência converte um sinal de tensão elétrica senoidal em um sinal de onda quadrada, através de uma modulação chamada PWM – Pulse Width Modulation (Modulação por Largura de Pulso), esse sinal de entrada é tratado por alguns blocos que compõem esses equipamentos.

Como usar o inversor de frequência?

É um dispositivo que transforma corrente elétrica alternada fixa (corrente e tensão) em corrente elétrica CA variável controlando a potência consumida pela carga através da variação da frequência entregue pela rede. Este dispositivo possui este nome pela maneira que ele faz esta variação de giro do motor trifásico.

Como ligar dois motores em um inversor de frequência?

Como ligar dois motores ou mais a um Inversor de Frequência?

  1. A corrente nominal do inversor deve ser pelo menos 25% maior do que à soma das correntes dos motores.
  2. Cada motor deve possuir sua própria proteção térmica (um relé térmico, por exemplo).
  3. É recomendável que os motores fiquem próximos do inversor de frequência.

Qual a desvantagem do inversor de frequência?

Outra desvantagem deste método é em relação ao funcionamento do equipamento em caso de falhas nos motores. Caso um dos motores venha a falhar, o equipamento inteiro ficará ocioso, pois o inversor de frequência não irá acionar apenas o motor restante.

Como verificar a potência dos motores?

Antes de prosseguir, certifique-se que os dois motores possuem a mesma potência e número de polos. Caso os motores sejam diferentes, o acionamento com um único inversor não permitirá o controle correto da velocidade. Também é necessário identificar o pico de corrente utilizada pelos motores junto ao fabricante.

Qual a corrente nominal do inversor?

A corrente nominal do inversor deve ser pelo menos 25% maior do que à soma das correntes dos motores. Cada motor deve possuir sua própria proteção térmica (um relé térmico, por exemplo).

Postagens relacionadas: