Como limpar cuia de chimarrão nova?
Como limpar cuia de chimarrão nova?
Para isso:
- Encha a cuia que quer curtir com erva-mate, até a boca.
- Em seguida, adicione água quente e deixe a cuia repousar por 24 horas.
- No dia seguinte, retire a erva-mate e água de dentro da cuia e descarte.
- Lave a cuia com água corrente.
Como eliminar mofo de cuia de chimarrão?
Bicarbonato
- lave-a em água corrente usando uma esponja macia,
- quando estiver limpa seque-a bem,
- em seguida coloque no seu interior uma colher de sopa cheia de bicarbonato de sódio,
- encha a cuia de água,
- deixe agindo por duas horas,
- lave em água corrente e repita mais uma vez todo o processo.
Como manter a cuia de chimarrão?
Retirar o excesso de água com papel toalha e secar naturalmente (deitada de lado), não deixar secando ao sol. O processo de secagem varia de acordo com o clima e a umidade do local, podendo ser mais demorado quando a cuia for nova. Guarde a cuia em local seco, arejado sem a presença de aromas.
É normal a cuia de chimarrão fica verde?
De uma coloração madeira/amarelada, o porongo passa a ficar esverdeado. E isso é esperado, afinal a erva-mate utilizada tem um pigmento verde muito forte. Portanto, ao observar um aspecto verde escuro na cuia, o processo de cura estará acontecendo.
Como tirar o gosto amargo da cuia?
ETAPA 2 – Após lavar bem, seque a cuia e coloque uma colher de sopa cheia de bicarbonato de sódio e encha de agua até o máximo que conseguir. Deixe agir por umas 2h. Retire o líquido e repita a operação. Outro produto que pode ser utilizado para a eliminação de fungos é água oxigenada pura (sem sabor, odor, etc).
Precisa curar a cuia?
Curar ou curtir a sua cuia de chimarrão nova é um processo simples que deve ser realizado uma única vez e que tem por objetivo intensificar o sabor da erva-mate. Se você não fez isso antes de utilizá-la, não se preocupe. O próprio uso irá providenciar o curtimento.
Como saber se a cuia é boa?
Uma das principais dicas na hora de adquirir uma cuia é pensar na quantidade de pessoas que normalmente utilizarão a mesma. E, para evitar que a água do chimarrão esfrie, é importante verificar o vão da cuia e a espessura do porongo – quanto mais espesso ele for, mais vai segurar o calor.