Como higienizar a sonda?
Índice
- Como higienizar a sonda?
- Como limpar a sonda da GTT?
- Como limpar a mangueira da sonda?
- Como cuidar de paciente com GTT e TQT?
- O que fazer se a sonda de gastrostomia sair?
- Quando a sonda saiu do lugar?
- Como deve ser feita a troca da sonda?
- Quando deve ser trocada a sonda de alimentação?
- Como trocar a sonda de nariz?
- Como preparar os alimentos para a sonda?
Como higienizar a sonda?
Aplique 30 ml de água filtrada antes e após cada utilização, para assepsia. Injete com cuidado para que a pressão da água não rompa a sonda. Limpe também a parte externa do tubo, com gaze, água e álcool 70%, pelo menos, uma vez ao dia.
Como limpar a sonda da GTT?
A área da GTT deve ser limpa diariamente com sabão neutro, água morna e gaze. Pode ser necessário deslizar o cogumelo externo de fixação para melhorar a visão do orifício e limpeza de sujidades. Uma vez por semana, gire o tubo em torno do próprio eixo. Isto facilita o processo de limpeza.
Como limpar a mangueira da sonda?
O tubo da sonda deve ser lavado com água e sabão pelo menos três vezes por dia, evitando a proliferação de bactérias. Não deixe o saco coletor em contato com o chão.
Como cuidar de paciente com GTT e TQT?
Para manter a cânula da traqueostomia limpa e sem secreções, que podem provocar asfixia ou infecções, deve-se:
- Calçar luvas limpas;
- Retirar a cânula interior e colocá-la em um recipiente com água e sabão por 5 minutos;
- Aspirar o interior da cânula externa com um aspirador de secreções.
O que fazer se a sonda de gastrostomia sair?
A forma de se tentar desobstruir a sonda é tentando injetar água (com temperatura de morna para quente) pela via obstruída!
Quando a sonda saiu do lugar?
Com a saída do cateter para alimentação em 48 a 72 horas o orifício se fechará o que pode dificultar o posicionamento de novo cateter e a impossibilidade de alimentar o paciente caso não haja outra via. Não existe risco de vida com a perda inadvertida ou retirada programada.
Como deve ser feita a troca da sonda?
A troca deve ser feita no hospital por um profissional de saúde e, por isso, geralmente já se encontra agendada. Alguns sinais que indicam que se deve ir imediatamente ao hospital ou pronto socorro, para trocar a sonda e fazer exames, são:
Quando deve ser trocada a sonda de alimentação?
A seringa de alimentação deve ser lavada após cada utilização, devendo ser trocada, pelo menos, de 2 em 2 semanas por um nova, comprada na farmácia. Além disso, para evitar que a sonda fique entupida, e seja necessário trocá-la, só se deve utilizar alimentos líquidos, como sopa ou vitaminas, por exemplo.
Como trocar a sonda de nariz?
Essa fixação deve ser trocada quando estiver suja ou solta: retire a fixação antiga, limpe o nariz com água e sabão, seque bem, sem friccionar; fixe a sonda sem passar na frente dos olhos ou da boca. A sonda não deve ficar dobrada, nem puxar a narina. Em caso de vermelhidão ou machucado na pele, fixar a sonda em outro local.
Como preparar os alimentos para a sonda?
Como preparar os alimentos para usar na sonda. A alimentação para sonda nasogástrica, chamada de dieta enteral, pode ser feita com quase todo o tipo de alimentos, no entanto, é importante que os alimentos sejam bem cozinhados, triturados no liquidificador e, depois, coados para retirar pedaços de fibra que possam acabar entupindo a sonda.