Como manusear uma GTT?

Índice

Como manusear uma GTT?

Como manusear uma GTT?

Fechar o tubo, usando o clip ou dobrando a ponta, para que o ar não entre no tubo quando se retirar a tampa; Abrir a tampa da sonda e colocar a seringa de alimentação (100ml) no tubo da gastrostomia; Desdobrar a sonda e puxar lentamente o êmbolo da seringa para aspirar o líquido que está dentro do estômago.

Como administrar dieta por gastrostomia?

Em casos de gastrostomia, a dieta enteral pode ser administrada através de seringas. Para isso é necessário separar a quantidade de dieta prescrita em um vasilhame limpo, aspirando o conteúdo com uma seringa. Retire a tampa de segurança da sonda, posicione a seringa e faça a administração cuidadosamente.

Como fazer a limpar na sonda GTT?

A área da GTT deve ser limpa diariamente com sabão neutro, água morna e gaze. Pode ser necessário deslizar o cogumelo externo de fixação para melhorar a visão do orifício e limpeza de sujidades. Uma vez por semana, gire o tubo em torno do próprio eixo. Isto facilita o processo de limpeza.

Qual a via de administração da dieta enteral?

Essa via alternativa de alimentação pode ser introduzida pelo nariz e posicionada no estômago (a sonda nasogástrica) ou no intestino delgado (a sonda nasoentérica). Também pode ser acoplada direto no abdômen com uma punção ou pequeno corte e direcionada ao estômago (gastrostomia) ou ao intestino (jejunostomia).

Quais os cuidados de enfermagem gastrostomia?

Cuidados Gerais com a Gastrostomia e Jejunostomia

  1. Higienizar as mãos com água e sabão antes e depois da manipulação;
  2. Higienizar de 02 a 03 vezes ao dia ou quando houver necessidade, sempre ao redor do orifício com água e sabão, secando posteriormente cuidadosamente;

Como é colocada a sonda de gastrostomia?

É criada uma pequena abertura através da pele do abdome superior para o interior do estômago com o auxílio da endoscopia. Através desta abertura, a sonda é inserida e fixada. O procedimento é habitualmente realizado sob sedação e anestesia local, sob cobertura antibiótica para minimizar riscos de infecção.

Como cuidar de paciente com sonda GTT?

– administrar a dieta em temperatura ambiente e lentamente, para evitar quadros de diarreia, flatulência e desconforto abdominal; – lavar a sonda com 10 a 20 mL de água morna filtrada após administração de dieta e/ou medicamentos e/ou aspiração de resíduo gástrico.

Como higienizar a sonda?

Aplique 30 ml de água filtrada antes e após cada utilização, para assepsia. Injete com cuidado para que a pressão da água não rompa a sonda. Limpe também a parte externa do tubo, com gaze, água e álcool 70%, pelo menos, uma vez ao dia.

Como se faz para desobstruir SNE?

Entre as complicações mecânicas mais comuns, a obstrução pode ocorrer devido a lavagem incorreta da sonda após a infusão de fórmula nutricional e medicamentos, dobramento e nó na sonda, ou mesmo uso de dietas com densidade calórica de 2,0kcal/ml, com alta viscosidade ou ricas em fibras.

Como faço para administrar a dieta em sistema fechado?

FORMAS DE ADMINISTRAÇÃO DA NUTRIÇÃO ENTERAL POR SONDA A administração da dieta pode ser realizada de três formas1: 5 2. Como faço para administrar com equipo gravitacional* em Y a dieta em sistema fechado - EasyBag (sem Bomba de Nutrição Enteral)? Administração do EasyBag por sistema fechado gravitacional – PRONTO PARA O USO!

Quais são os horários para administração da dieta?

Os horários para administração da dieta são semelhantes aos horários das refeições normais: café da manhã, almoço, jantar, ceia e lanches. Por exemplo, de 3 em 3horas: 6h, 9h, 12h, 15h,18h, 21h. Estes horários podem ser ajustados à rotina da família.

Como administrar a dieta enteral?

A dieta enteral pode ser administrada de forma intermitente ou contínua, se valendo de três métodos: Por bomba de infusão. A escolha do método dependerá da necessidade e condições clínicas de cada paciente, cabendo ao médico a definição do diagnóstico e o melhor método para o caso do paciente.

Quais são as complicações com a sonda GTT?

Dessa maneira, ele pode sugerir o tratamento imediato para quaisquer complicações com a sonda GTT, tais como: 1 Deslocamento da sonda; 2 Entupimento da sonda; 3 Sinais de infecção, vermelhidão, inchaços, dor e presença de purulência; 4 Vômitos e desconfortos no sistema gastrointestinal. More ...

Postagens relacionadas: