Como limpar a raiz da orquídea?

Índice

Como limpar a raiz da orquídea?

Como limpar a raiz da orquídea?

Aproveite que você deixou as raízes mais soltas para cortar as raízes velhas: aquelas que estiverem mais murchas, acinzentadas e sem vida. Utilize uma tesoura higienizada com cloro ou álcool e corte o que for possível. Será uma limpeza importante para a sua orquídea!

O que fazer com as raízes da orquídea?

As raízes mortas ficam secas e amarronzadas, já as vivas são esbranquiçadas. Quando for cortar as partes mortas, evite cortar qualquer parte viva, pois você poderá causar uma infecção. Procure fazer a poda somente com tesouras esterilizadas com álcool a 70% para evitar o contágio de doenças de plantas.

Porque a raiz da orquídea seca?

A explicação científica para o apodrecimento das raízes das orquídeas Phalaenopsis está na formação de suas células, que é muito diferente da maioria das plantas comuns, que apenas contêm raízes com “canudinhos” que simplesmente sugam a umidade da terra.

Como são as raízes da orquídea?

Raízes. As orquídeas não apresentam raízes primárias, que são raízes centrais principais de onde brotam outras raízes secundárias, mas apenas as raízes secundárias as quais brotam diretamente do caule e ocasionalmente de outras raízes.

Quando a orquídea está com muita raiz?

Ana Maria, muitas orquídeas gostam de ficar com as raízes para fora do vaso. ... Aí, o jeito é tirar a planta com o maior cuidado do vaso velho, lavar bem as raízes para eliminar o substrato antigo e colocá-la num vaso novo, que tenha pelo menos uns três dedos de espaço na frente para a planta crescer.

Como saber se a raiz da orquídea está morta?

Retire a orquídea do vaso, tomando cuidado especial com as raízes; Se a sua planta conta com hastes de flores (laterais) e se encontra apodrecida ou afogada, o mais provável é que ela já não tenha nenhuma flor, ainda que pode ser que ela esteja começando a formar novas.

Como saber se a raiz da orquídea está saudável?

Quando a raiz da orquídea está saudável e em processo de crescimento, ela apresenta uma ponta verde e um aspecto geral mais leve e “seco” ao apertar. Essa parte da planta é super sensível e precisa ser cuidada corretamente.

Tem como recuperar orquídeas com raízes secas?

Geane, não tem como ressuscitar uma raiz que já morreu, mas, se a planta estiver saudável, é possível estimulá-la a produzir novas raízes. Se você adubar a orquídea uma vez por semana com NPK 30-15-15, logo surgirão novas raízes, que são verdes na ponta e mais claras no comprimento.

O que fazer quando a raiz apodrece?

Não tem problema recolocar a planta nele, mas lave-o bem com o detergente neutro para tirar todos os resíduos de fungo ou de raiz apodrecida. Adicione uma camada de 2 a 5 cm de húmus no fundo do vaso para que a drenagem seja eficaz.

Como saber se a raiz da orquídea está boa?

As raízes das orquídeas que estiverem muito escuras, num tom de marrom para preto, são as que, muito provavelmente, já estejam mortas. Por isso, o mais recomendável é podá-las. Caso a quantidade seja muito grande, o mais recomendável é replantar a orquídea.

Como tratar raízes de orquídea?

Dicas de como tratar raízes de orquídea? Como tratar raízes de orquídea? Em primeiro lugar, há um desejo de dar o pequeno conselho: depois da compra sempre prestam atenção a raízes de fábrica. Não será difícil fazer-se com orquídeas o as normalmente estão à venda em potes transparentes.

Quando começar a replantar uma orquídea?

Acompanhe o primeiro passo para ver quando uma orquídea está pronta para ser replantada e como a mover para um novo vaso sem danificar as raízes. Determine quando é a hora de replantar. O momento ideal para o replante é assim que terminar a florada, quando a planta começa a produzir novos brotos.

Como Encher uma orquídea?

Encha uma camada da terra em um fundo de pote, coloque raízes de fábrica no topo; Mantendo uma fábrica com uma mão, encha com as segundas fendas entre o solo de cavalos. É necessário lembrar-se – a orquídeas não ama modificações demasiado frequentes.

Por que as orquídeas possuem raízes mais grossas?

Algumas orquídeas, como os Catasetum e os Grammatophyllum, podem desenvolver mais uma especialização em suas raízes. Em geral, essas plantas possuem raízes mais grossas utilizadas para fixação e absorção de água e nutrientes.

Postagens relacionadas: