Como avaliar uma ferida?

Índice

Como avaliar uma ferida?

Como avaliar uma ferida?

Nessa avaliação, devem ser considerados fatores como causa e tempo de existência da ferida e presença ou não de infecção. Além disso, é preciso avaliar a dor, a presença de edema, a extensão e a profundida- de da ferida e as características do leito da ferida, da pele perilesional e do exsudato.

O que é exsudato na ferida?

O fluido proveniente das feridas, conhecido na terminologia médica como "exsudado", é uma característica da fase aguda da cicatrização de feridas. Este fluido, produzido pelos vasos sanguíneos e linfáticos, remove os resíduos das células e das bactérias e cria um ambiente favorável ao sistema imunitário.

Como evoluir uma ferida?

Na prática clínica, a observação da redução da dimensão da lesão, redução da quantidade de exsudato e a mudança na cor do leito da ferida pela eliminação da necrose, esfacelo e aumento do tecido de granulação sugerem evolução do processo de cicatrização.

O que significa feridas limpas?

Feridas limpas-contaminadas são aquelas nas quais os tratos respiratório, alimentar ou urinário são atingidos, porém em condições controladas. As feridas contaminadas incluem feridas acidentais, recentes e abertas e cirurgias em que a técnica asséptica não foi respeitada devidamente.

Como avaliar uma lesão por pressão?

Para medir a lesão deve-se utilizar régua limpa e descartável, medindo o maior comprimento cefalocaudal e a maior largura perpendicular (90°) ao comprimento. Medir a profundidade com instrumento estéril de ponta romba. O registro fotográfico da lesão é útil para avaliar a evolução do processo de cicatrização da ferida.

Quanto à manutenção do meio úmido no tratamento de feridas?

A cicatrização através do meio úmido tem as seguintes vantagens quando comparadas ao meio seco1-7: prevenir a desidratação do tecido que leva à morte celular; acelerar a angiogênese; estimular a epitelização e a formação do tecido de granulação; facilitar a remoção de tecido necrótico e fibrina; servir como barreira ...

Como acabar com o exsudato?

Portanto, é muito importante drenar o excesso de exsudato com um curativo absorvente, como gaze. Isso evita problemas como o retardo da cicatrização, o surgimento de dermatites, a maceração dos bordos e, consequentemente, o aumento da lesão.

Qual é a função do exsudato?

O exsudato serve como meio de transporte para o batalhão de células. Esse fluido também contém nutrientes e proteínas essenciais à reparação do tecido lesionado. Outro papel do exsudato é que ele previne que a região ferida fique muito ressecada, o que poderia retardar o fechamento da lesão.

O que passar em uma ferida aberta?

5 passos para curar uma ferida mais rápido

  1. Lavar a ferida e fazer um curativo. ...
  2. Aplicar calor na ferida por 15 minutos. ...
  3. Manter a ferida elevada. ...
  4. Comer ômega 3 e vitaminas A, C e E. ...
  5. Passar uma pomada cicatrizante.

Postagens relacionadas: