Como calcular a quantidade de soro antirrábico?
Índice
- Como calcular a quantidade de soro antirrábico?
- Quando tomar soro antirrábico?
- Como infiltrar soro antirrábico?
- Onde encontrar o soro antirrábico?
- Quantos mL de soro antirrábico?
- Para que serve soro antirrábico?
- Como funciona a vacina antirrábica?
- Qual a diferença entre soro homólogo e soro heterólogo?
- Como fazer a profilaxia da raiva?
- Onde é aplicada a vacina contra raiva em humanos?
- Como deve ser aplicado o soro antirrábico?
- Quando é recomendada a administração do soro?
- Quando é necessário o uso do soro?
- Qual a dose recomendada para soro fisiológico?
Como calcular a quantidade de soro antirrábico?
A dose indicada do soro heterólogo é de 40 UI/kg de peso do paciente (0,2ml/kg). Não existe limite de dose (proceder cálculo para peso >100kg).
Quando tomar soro antirrábico?
O soro antirrábico, quando injetado no paciente exposto a uma situação de risco (mordedura ou lambedura por animal suspeito) age aumentando o período de incubação da doença, proporcionando um tempo mais longo para a instalação da imunidade ativa induzida pela vacina, que deve ser aplicada concomitantemente.
Como infiltrar soro antirrábico?
Devendo infiltrar a maior quantidade possível da dose do soro que a região anatômica permita, e, o volume restante pode ser aplicado por via IM, se houver, podendo ser usada a região glútea. Sempre aplicar em local anatômico diferente do que foi aplicada a vacina.
Onde encontrar o soro antirrábico?
O soro antirrábico somente é encontrado em serviços de saúde de referência para o tratamento de pacientes acidentados. Deve ser armazenado e transportado à temperatura entre +2ºC a +8°C. Não deve ser colocado no congelador ou “freezer”.
Quantos mL de soro antirrábico?
Soro Anti-rábico 1.000 UI/5 mL – Via Intramuscular ADMINISTRAÇÃO: em adultos, nas nádegas (quadrante superior externo); em crianças, na face lateral da coxa; 2/3 da dose via intramuscular e 1/3 da dose nas bordas da ferida.
Para que serve soro antirrábico?
Para o que serve o Soro Antirrábico Instituto Butantan? Este produto é indicado em casos de exposição grave (mordedura ou lambedura) ao vírus rábico, provocada por um animal suspeito.
Como funciona a vacina antirrábica?
A vacina age estimulando o organismo a produzir a sua própria proteção contra a doença, podendo ser usada na prevenção da raiva antes da exposição, indicado para pessoas expostas a um risco frequente de contaminação, como veterinários ou pessoas que trabalham em laboratório com o vírus, por exemplo, bem como na ...
Qual a diferença entre soro homólogo e soro heterólogo?
- homólogo - heterólogo. Soro Heterólogo: - Produzido em indivíduos de espécies diferentes da espécie -alvo Ex.: cavalos contra o tétano: soro anti-tetânico - Não transmite infecções aos humanos - Pode causar reações de hipersensibilidade.
Como fazer a profilaxia da raiva?
Iniciar esquema profilático com 2 doses da vacina (IM ou ID), uma no dia 0 e outra no dia 3. – Se a suspeita de raiva for descartada após o 10º dia de observação, suspender o esquema profilático e encerrar o caso. – Se o animal morrer, desaparecer ou se tornar raivoso, completar o esquema até 4 doses.
Onde é aplicada a vacina contra raiva em humanos?
A vacina raiva (inativada) é administrada por via intramuscular, na região deltoide, em adultos ou região ântero-lateral da coxa em crianças. Esta vacina não deve ser administrada por via subcutânea ou intravascular.
Como deve ser aplicado o soro antirrábico?
Advertências O soro antirrábico, heterólogo e hiperimune, deve ser aplicado por via intramuscular em serviços de saúde adequados e preparados para o tratamento de complicações, com disponibilidade de equipamentos e medicamentos de emergência, sob supervisão médica. Precauções Em caso de acidentes, devem ser seguidas as seguintes recomendações:
Quando é recomendada a administração do soro?
Geralmente, é indicada a administração do soro ser em ambiente hospitalar e o paciente mantido em observação por 2 horas, sob supervisão médica, pois pode desencadear reações alérgicas, algumas delas potencialmente graves.
Quando é necessário o uso do soro?
O uso do soro não é necessário quando o paciente recebeu esquema profilático completo. No entanto, em situações especiais, como no caso de paciente imunodeprimidos ou de dúvidas com relação ao esquema profilático anterior, se houver indicação, o soro deve ser recomendado.
Qual a dose recomendada para soro fisiológico?
A dose indicada é de 40 UI/kg de peso do paciente, devendo o total administrado ser de, no máximo 3000 UI. Deve-se infiltrar na(s) lesão (ões) a maior quantidade possível da dose do soro. Quando as lesões forem muito extensas ou múltiplas, a dose pode ser diluída, o menos possível, em soro fisiológico, ...