Onde ocorre o intemperismo físico?

Índice

Onde ocorre o intemperismo físico?

Onde ocorre o intemperismo físico?

O intemperismo é físico quando as rochas sofrem desintegração por ação mecânica. Ocorre pela ação da temperatura, vento, gelo etc., transformando-a em material descontínuo e fragmentado (esfacelado) ou reduzido a pó. O intemperismo físico é mais intenso nas regiões desérticas, nas regiões polares e de altas montanhas.

O que é intemperismo físico exemplos?

O intemperismo físico ocorre quando há uma desagregação ou quebra das partículas de rochas, sendo que as suas estruturas fragmentam-se em pequenos sedimentos. Quando uma rocha se quebra em vários pedaços ou partículas de poeira, temos um exemplo de intemperismo físico.

O que é o intemperismo biológico?

Por sua vez, o intemperismo biológico é uma variação dos processos químicos, tendo como principais agentes os seres vivos, como bactérias, animais e plantas. De maneira geral, corresponde a um tipo de intemperismo químico, apenas resultando em um processo diferenciado.

Onde ocorre o intemperismo químico?

Intemperismo químico: Quebra da estrutura química dos minerais que compõe a rocha ou sedimento (material de origem). As rochas, então, sofrem um processo de decomposição. A intensidade deste intemperismo é relacionada com a temperatura, pluviosidade e vegetação, ocorrendo principalmente nas regiões intertropicais.

Onde ocorre intemperismo físico no Brasil?

Um dos lugares mais conhecidos do Brasil onde se pode ver a ação do intemperismo sobre as rochas é no Parque Estadual de Vila Velha, no Paraná, onde estão espalhadas formações geológicas de arenitos que denotam do período Carbonífero (340 milhões de anos).

Quais os tipos de intemperismo físico?

Existem dois tipos diferentes de intemperismo:

  • Intemperismo físico – degradação da rocha por meio de processos físicos, sem alteração da sua composição química.
  • Intemperismo químico – conjunto de reações químicas que alteram os minerais que compõem as rochas.

O que é intemperismo físico químico e biológico?

O intemperismo pode ser classificado quanto ao modo que causa alterações nas rochas onde atua. É dividido em intemperismo físico, quando ocorre uma desagregação, intemperismo químico, quando ocorre decomposição, ou ainda intemperismo biológico, quando o agente intempérico é um ser vivo.

O que é e como ocorre o intemperismo?

O intemperismo é o processo de transformação e desgaste das rochas e dos solos, através de processos químicos, físicos e biológicos. Sua dinâmica acontece através da ação dos chamados agentes exógenos ou externos de transformação de relevo, como a água, o vento, a temperatura e os seres vivos.

Qual tipo de intemperismo é mais comum no Brasil?

O intemperismo químico ocorre principalmente nas regiões de clima úmido, como, por exemplo, no Brasil, onde predomina o clima quente e úmido, controlado por massas de ar equatoriais e tropicais.

Quais são as consequências desse intemperismo físico?

Dessa forma, fissuras e fragmentações de rochas ou solos são um produto claro do intemperismo físico que age sobre todo o mundo, sendo que esse tipo de alteração do meio ambiente pode ser vista de forma clara, em geral, apenas depois de muitos anos.

Quais são os processos de intemperismo?

São esses processos que fazem, por exemplo, que as rochas atingidas pelas ondas do mar transformem-se, gradualmente, nas areias das praias. Quando uma rocha se quebra naturalmente ou se dissolve, dizemos que ela passou por um processo de intemperismo. Existem três tipos de intemperismo: o físico, o químico e o biológico.

Por que o intemperismo é importante para o planeta?

Exatamente por isso esse processo é um agente tão importante na formação de solos e também como modelador do relevo. É necessário que se diga que o Intemperismo é um processo que junto com a Erosão é de extrema importância para o planeta.

Quais fatores influenciam o intemperismo?

Dentre os fatores que influenciam o intemperismo, tem-se, principalmente: Clima: principal agente do intemperismo, pois ele determina a quantidade de chuva e temperatura que atingirá a rocha, alterando quimicamente seus minerais. O clima também determina a quantidade de ventos, o que altera fisicamente as rochas.

Postagens relacionadas: