Pode usar nome artístico?

Índice

Pode usar nome artístico?

Pode usar nome artístico?

Fazer o registro do nome artístico garantirá o uso exclusivo do mesmo e protegerá este nome contra possíveis fraudes e cópias. Ao permanecer no mercado sem o registro você fica vulnerável a aproveitadores, e no pior dos casos, pode ser proibido de utilizar o nome pelo qual ficou reconhecido.

Por que ter um nome artístico?

Um nome artístico é um pseudônimo de conotação profissional, usado por exemplo por atores, comediantes, músicos, palhaços, DJs, Futebolistas etc. ... Seu uso ocorre por muitas razões, frequentemente porque seus nomes reais não são considerados atrativos, ou então "difíceis", dada sua ortografia ou fonética.

Como posso usar um nome artístico?

Diferentemente das obras artísticas, que são protegidas pelos direitos autorais, o nome artístico funciona como uma propriedade industrial e, por este motivo, precisa ser registrado junto ao órgão responsável no Brasil, o INPI.

Como saber se um nome artístico já existe?

Depois de escolhido o nome artístico do artista ou do grupo é preciso pesquisar na internet para verificar se já não existem terceiros utilizando-o. Esse resultado é apenas uma prévia, que serve como parâmetro extraoficial, já que a busca “oficial” é a que ocorre no banco de dados do INPI.

Qual o valor para registrar um nome artístico?

Segundo o órgão, “todos os serviços do INPI envolvem o pagamento de taxas – a primeira delas para o pedido em si. Cada serviço tem suas taxas específicas”. Para fazer o pedido inicial de registro, você pode pagar entre R$142 e R$530 Clique aqui e confira a tabela de preços dos serviços prestados pelo INPI.

É preciso registrar nome artístico?

Diferentemente das obras artísticas, que são protegidas pelos direitos autorais, o nome artístico funciona como uma propriedade industrial e, por este motivo, precisa ser registrado junto ao órgão responsável no Brasil, o INPI.

Por que escolher um bom nome artístico?

Escolha algo que pareça ter uma história. Um bom nome artístico, memorável e marcante geralmente leva as pessoas a perguntarem sobre sua origem. É sempre melhor ter mais para falar além de “Escolhi porque é bonito”. O ideal é escolher um nome que tenha algo a ver com você, que tenha alguma história, por menor que ela seja.

Quais são os nomes artísticos que você conhece?

Muitos dos nomes artísticos que você conhece são simplificações do nome de registro. Fazer isso é especialmente útil para quem tem o nome comprido, esquisito ou difícil de pronunciar. Exemplos da vida real incluem:

Será que seu nome artístico deve ser aperfeiçoado?

Pense: se seu nome fosse “Lápis”, não seria muito fácil achar você na internet. Seu nome artístico deve ser algo que o Google identifique facilmente e leve direto para suas informações e, se alguém não consegue entendê-lo quando você o diz, ou tem dificuldade para soletrá-lo, isso significa que deve ser aperfeiçoado.

Posso adotá-lo como sobrenome?

Você pode adotá-lo tanto como primeiro nome quanto como sobrenome. Isso se aplica se ele for mais descolado ou mais simples de lembrar e pronunciar. Assim como nos outros métodos, o melhor jeito de saber se o nome pega é perguntar para amigos e familiares o que eles acham.

Postagens relacionadas: