Como lixar traste do violão?

Como lixar traste do violão?
Outra técnica possível: envolva os dois dedos, indicador e médio com uma lixa e passe nos trastes, de três em três. Essa lixada vai fazer com que o traste fique novamente arredondado, depois do desbaste que o deixou mais reto em cima pela ferramenta usada para o nivelamento.
Como nivelar as cordas do violão?
Isso é feito usando uma chave Allen, que normalmente vem com o instrumento. Da mesma forma, se as cordas estão muito próximas da escala (o que também provoca o trastejamento), solte um pouco a porca do tirante. Dê um pequeno toque na porca, verifique, até que a altura e a ação estejam confortáveis.
Qual deve ser a altura das cordas do violão?
A ação geralmente é medida na 12ª casa, do topo do traste até a parte inferior da corda. As medidas variam de 1mm até 6mm (considerando que o instrumento esteja em perfeitas condições).
Quando devo trocar os trastes?
1º Após sucessivos nivelamentos a guitarra pode ficar com trastes tão baixos que se torna incómoda de tocar, sendo inevitável a troca dos mesmos. 2º Um acidente. Não é incomum ter de trocar alguns trastes depois de um acidente, que após uma queda ou um golpe tenham ficado marcados, tortos, ou até mesmo saído da escala.
Como saber se o braço do violão está reto?
Verifique se o braço do violão está reto. Para saber se o tensor do braço precisa ser ajustado, olhe bem para o braço e veja se ele está curvado para frente ou pra trás. Se estiver convexo, o braço estará sutilmente envergado para trás. Caso ele esteja côncavo, estará encurvado na direção contrária.
Como é possível regular a altura do violão?
Na guitarra, pode-se regular a altura através de parafusos. Mas é possível regular a altura das cordas (ação) do violão também, trabalhando o rastilho, que é responsável por manter as cordas em suas posições junto ao cavalete. O procedimento é de lixar a base do rastilho para abaixar a ação.
Qual a importância do tensor no violão?
Para que se compreenda a importância da presença do tensor, basta saber que, à falta do mesmo, a pressão das cordas puxaria o braço no sentido do corpo do violão e você ficaria com algo parecido com um arco, as cordas no meio do braço do violão excessivamente afastadas do braço.