Quais as formas de administrar oxigênio?
Índice
- Quais as formas de administrar oxigênio?
- Como colocar o oxigênio no paciente?
- Como calcular a quantidade de oxigênio para um paciente?
- Quando considerar oxigenoterapia?
- O que é oxigenoterapia e quais as modalidades existentes?
- Como usar o2?
- Como usar O2?
- Qual o nível de oxigênio deve ser usado?
- Quantos litros de oxigênio um paciente precisa?
- Qual a quantidade de oxigênio o enfermeiro pode ofertar ao paciente?
- Como administrar o oxigênio?
- Como a terapia de oxigênio pode beneficiar o paciente?
- Como administrar o oxigênio em seus pulmões?
- Como funciona a administração de oxigénio no domicílio?
Quais as formas de administrar oxigênio?
Procedimento:
- Instalar o fluxômetro e testá-lo;
- Colocar a água no copo do nebulizador, fechar e conectar ao fluxômetro;
- Conectar a máscara ao tubo corrugado, e este ao nebulizador;
- Colocar a máscara no rosto do paciente e ajustá-la, evitando compressões;
- Regular o fluxo de oxigênio, de acordo com a prescrição;
Como colocar o oxigênio no paciente?
Procedimento
- Reunir material;
- Higienizar as mãos;
- Calçar luvas de procedimento;
- Escolher máscara de acordo com o tamanho do paciente, de modo que cubra a boca e nariz;
- Adaptar a máscara à extensão da borracha ligada ao umidificador;
- Ajustar o fluxo de oxigênio (3 a 5 litros) de acordo com a indicação;
Como calcular a quantidade de oxigênio para um paciente?
Dispositivos para Oxigenioterapia
- CATETER NASOFARÍNGEO: sonda colocada através da narina até a nasofaringe, e conectada à fonte de oxigênio com volume de 1-3 L/min. ...
- MÁSCARA SIMPLES (SEM RESERVATÓRIO): fluxos entre 5–10 L/min de O2, podendo atingir FiO2 máxima de 60%.
Quando considerar oxigenoterapia?
A oxigenoterapia tem o objetivo para tratar ou prevenir os sintomas e manifestações da hipoxemia, que pode ter como causas a diminuição do O2 inspirado (altitude), hipoventilação (IRpA, DPOC, rebaixamento de nível de consciência), distúrbio V/Q, atelectasia, embolia pulmonar ou obstrução da VA.
O que é oxigenoterapia e quais as modalidades existentes?
A oxigenoterapia consiste na administração de oxigênio acima da concentração do gás ambiental normal (21%), com o objetivo de manter a oxigenação tecidual adequada, corrigindo a hipoxemia e conseqüentemente, promover a diminuição da carga de trabalho cardiopulmonar através da elevação dos níveis alveolar e sanguíneo de ...
Como usar o2?
- Calçar as luvas; - Realizar higienização das cavidades nasais; - Cateter nasal: colocar os “pinos” do cateter nas narinas do cliente; passar a extenção do cateter ao redor do ouvido do cliente e sob o queixo; utilizar proteção com algodão entre a extenção e o ouvido.
Como usar O2?
- Calçar as luvas; - Realizar higienização das cavidades nasais; - Cateter nasal: colocar os “pinos” do cateter nas narinas do cliente; passar a extenção do cateter ao redor do ouvido do cliente e sob o queixo; utilizar proteção com algodão entre a extenção e o ouvido.
Qual o nível de oxigênio deve ser usado?
Como e porque utilizar o oxigênio - Em uma pessoa normal o oxigênio respirado (21%) é suficiente para nutrir as células de todo organismo. Em situações de hipóxia a quantidade de O2 no sangue se reduz. Nestas situações, aumentar a oferta de oxigênio de 21% (ar ambiente) para 40 a 75% é uma grande ajuda.
Quantos litros de oxigênio um paciente precisa?
Iniciar com fluxo de 6 a 10 L/min. Máscara com reservatório de O2 (alto grau de aerossolização) é outra opção: usar de 7 a 15 L/min de fluxo de O2, visando alvo de SpO2 de pelo menos 90%.
Qual a quantidade de oxigênio o enfermeiro pode ofertar ao paciente?
Este tipo de oxigenoterapia é recomendado para pessoas que não necessitam de grande quantidade de oxigênio e através destes sistemas é possível fornecer oxigênio para as vias aéreas em um fluxo de até 8 litros por minuto ou com um FiO2, chamado de fração de oxigênio inspirado, de 60%.
Como administrar o oxigênio?
Assim como as outras medicações, o oxigênio deve ser administrado com cautela e os seus efeitos sobre cada pacientes cuidadosamente avaliados. O oxigênio é um medicamento que pertence ao plano terapêutico por uma necessidade apresentada pelo paciente e, excetuando-se a condições de emergência, é prescrita por um médico.
Como a terapia de oxigênio pode beneficiar o paciente?
A terapia de oxigênio pode ser necessário em uma base da emergência em um ajuste agudo ou em uma base a longo prazo na gestão home da doença crônica. Aumentar a quantidade de oxigênio fornecida aos pulmões pode beneficiar o paciente fazendo mais oxigênio disponível aos vários tecidos corporais.
Como administrar o oxigênio em seus pulmões?
Ar ou oxigênio que foram aquecidos ou humedecido pode igualmente ser administrado através da cânula nasal de modo que o paciente possa ainda falar, para comer e beber quando se submeterem à terapia. Para os pacientes que são incapazes de respirar independente, a pressão positiva pode ser necessário forçar o ar em seus pulmões.
Como funciona a administração de oxigénio no domicílio?
Nesta forma de administração de oxigénio, é colocado no domicílio um reservatório estacionário, assim como um sistema portátil, que permite que o paciente possa realizar o tratamento tanto no domicílio como fora de casa (em deambulação), garantindo desta forma que o paciente possa manter as suas rotinas diárias.