O que é o capital cultural?

Índice

O que é o capital cultural?

O que é o capital cultural?

Desenvolvido por Pierre Bourdieu, este conceito refere-se ao conjunto de recursos, competências e apetências disponíveis e mobilizáveis em matéria de cultura dominante ou legítima. Todo o capital, seja qual for a sua espécie, subentende uma relação de dominação, de apropriação/desapropriação. ...

Como a escola transmite o capital cultural?

Através de símbolos e representações culturais, a escola fundamenta seu poder de dominação, legitimando em seus formandos diplomados a possibilidade de dominação simbólica em sociedade. De acordo Charlot (2002), a violência simbólica pode se manifestar nas escolas através da desigualdade social dos alunos.

Por que o conceito de capital cultural é importante?

O conceito de capital cultural tem sua importância por desvelar as desigualdades sociais e a imposição arbitrária do que é ou não valorizado na sociedade no processo de manutenção das desigualdades sociais. Nesse sentido, o conceito torna-se um instrumental sociológico importante para o questionamento do status quo.

O que é capital para Bourdieu?

Capital, na teoria sociológica de Pierre Bourdieu, é um sinônimo de poder. Consiste em ativos econômicos, culturais ou sociais que se reproduzem e promovem mobilidade social numa sociedade estratificada.

Qual a principal definição de capital para Pierre Bourdieu?

Capital, na teoria sociológica de Pierre Bourdieu, é um sinônimo de poder. Consiste em ativos econômicos, culturais ou sociais que se reproduzem e promovem mobilidade social numa sociedade estratificada.

Quais são os três tipos de capital?

Capital econômico.

  • Capital social.
  • Capital cultural.
  • Capital simbólico.

    Como funciona o capital cultural?

    O capital cultural funciona como uma relação social dentro de uma economia de práticas (sistema de troca), e compreende todos os bens materiais e simbólicos, sem distinção, que a sociedade considera raros e que vale a pena buscar.

    Quais são os tipos de capital cultural?

    Existem três tipos de capital cultural: (i) capital corporativo; (ii) capital objetivado; e (iii) capital institucionalizado: O capital cultural encarnado compreende o conhecimento que é conscientemente adquirido e passivamente herdado, pela socialização à cultura e tradição.

    Qual é o capital cultural de uma pessoa?

    Desse modo, a legitimação (reconhecimento social) de um tipo de capital cultural pode ser arbitrária e derivada do capital simbólico. O habitus de uma pessoa é composto pelas disposições intelectuais incutidas a ele pela família e pelo ambiente familiar, e se manifestam de acordo com a natureza da pessoa.

    Qual a origem do capital cultural?

    Capital cultural. Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre. No campo da sociologia, o capital cultural compreende os ativos sociais de uma pessoa ( educação, intelecto, estilo de discurso, estilo de vestuário, etc.) que promovem a mobilidade social em uma sociedade estratificada. O capital cultural funciona como uma relação social dentro de uma ...

  • Postagens relacionadas: