Quais os cuidados de enfermagem com a PICC?
Índice
- Quais os cuidados de enfermagem com a PICC?
- Como Salinizar PICC?
- Pode administrar contraste em PICC?
- Quando se usa o PICC?
- Quais os cuidados que devemos ter com o cateter?
- Pode coletar sangue no PICC?
- Qual é o contraste usado na tomografia?
- Onde é inserido o PICC?
- Qual a indicação do PICC?
- Qual o procedimento de implantação do PICC?
- Como o PICC pode ser usado para tratar infecções graves?
Quais os cuidados de enfermagem com a PICC?
Entretanto, são necessários alguns cuidados como:
- Durante o banho, é preciso proteger a região do cateter com plástico filme;
- Não fazer força com o braço, evitando pegar ou arremessar objetivos pesados;
- Não mergulhar no mar ou piscina;
- Não fazer verificação da pressão arterial no braço onde está o cateter;
Como Salinizar PICC?
Salinização: utilizar 10ml de solução fisiológica 0,9% antes e após o término de infusões de medicamentos; 12.5.2. Heparinização: deve ser realizada sempre que o cateter não estiver em uso e repetida a cada 5 dias.
Pode administrar contraste em PICC?
Pro-Picc | Kit Cateter Confeccionado em poliuretano termossensível, biocompatível. Favorece exames de imagem como ressonância magnética, cintilografia e tomografia. Promove alto poder de injeção permitindo infusão de contraste de até 200 psi e 5ml/s.
Quando se usa o PICC?
Como critérios gerais o PICC é indicado para manter acesso venoso profundo por tempo prolongado em adultos ou crianças, com soluções hiperosmolares, vesicantes ou irritantes e/ou para uso em terapia endovenosa intermitente ambulatorial ou domiciliar.
Quais os cuidados que devemos ter com o cateter?
Durante qualquer cuidado ao cateter venoso central, é importante sempre lavar as mãos antes e utilizar uma técnica estéril, ou seja, deve-se manipular o CVC utilizado-se um campo estéril, assim como luvas esterilizadas, mesmo que seja apenas para administrar algum tipo de medicação.
Pode coletar sangue no PICC?
➢Não realize coleta ou infusão de sangue através do cateter. Infecções fúngicas. Não há indicação de troca ou remoção rotineira do PICC por tempo de uso.
Qual é o contraste usado na tomografia?
O meio de contraste mais seguro e mais utilizado na tomografia computadorizada é o iodado não iônico, administrado, geralmente, por via endovenosa e oral em alguns casos.
Onde é inserido o PICC?
O PICC é um dispositivo de acesso vascular inserido perifericamente, tendo a ponta localizada em nível central, na altura do terço distal da veia cava, podendo possuir lúmen único ou duplo.
Qual a indicação do PICC?
As veias mais comumente usadas são a basílica e cefálica. A indicação do PICC é para administrar antibióticos, antifúngicos, hemoderivados, nutrição parenteral, quimioterápicos, entre outros. Alergias cutâneas no local a ser puncionado ou alergias ao material que o cateter foi confeccionado.
Qual o procedimento de implantação do PICC?
O PICC é um tipo de cateter que dura até 6 meses e é realizado em pessoas que fazem tratamento de longa duração, com medicamentos injetáveis, e que precisam coletar sangue várias vezes. O procedimento de implantação do PICC é feito sob anestesia local em um ambulatório e a pessoa pode ir para casa ao final do procedimento.
Como o PICC pode ser usado para tratar infecções graves?
Tratamento de infecções graves: consiste na administração de antibióticos, antifúngicos ou antivirais pela veia; O PICC também pode ser usado para transfusão de sangue ou de plaquetas, desde que o médico autorize e que sejam realizados cuidados de enfermagem, como lavagem com soro fisiológico.