Como passar uma sonda de gastrostomia?
Índice
- Como passar uma sonda de gastrostomia?
- Como cuidar de um paciente com GTT?
- Quais os procedimentos e cuidados com a dieta oferecida pela gastrostomia?
- Quais são os cuidados de enfermagem com sondas?
- O que acontece quando a sonda sai do lugar?
- Como é feita a troca de sondas de gastrostomia?
- Qual a melhor indicação para a realização de gastrostomia?
- Como deve ser a alimentação para sonda?
- Por que a gastrostomia não deve impedi-lo de voltar ao trabalho?

Como passar uma sonda de gastrostomia?
Fechar o tubo, usando o clip ou dobrando a ponta, para que o ar não entre no tubo quando se retirar a tampa; Abrir a tampa da sonda e colocar a seringa de alimentação (100ml) no tubo da gastrostomia; Desdobrar a sonda e puxar lentamente o êmbolo da seringa para aspirar o líquido que está dentro do estômago.
Como cuidar de um paciente com GTT?
A área da GTT deve ser limpa diariamente com sabão neutro, água morna e gaze. Pode ser necessário deslizar o cogumelo externo de fixação para melhorar a visão do orifício e limpeza de sujidades. Uma vez por semana, gire o tubo em torno do próprio eixo. Isto facilita o processo de limpeza.
Quais os procedimentos e cuidados com a dieta oferecida pela gastrostomia?
– administrar a dieta em temperatura ambiente e lentamente, para evitar quadros de diarreia, flatulência e desconforto abdominal; – lavar a sonda com 10 a 20 mL de água morna filtrada após administração de dieta e/ou medicamentos e/ou aspiração de resíduo gástrico.
Quais são os cuidados de enfermagem com sondas?
Quais os cuidados necessários no seu uso?
- Higienização. Como o tubo é muito fino, pode se entupir facilmente. ...
- Fixação. Para evitar retrações e o deslocamento da sonda, ela deve ser fixada à pele do paciente com um esparadrapo ou uma fita hipoalergênica. ...
- Aspiração. ...
- Posição adequada. ...
- Administração da dieta. ...
- Troca da sonda.
O que acontece quando a sonda sai do lugar?
Com a saída do cateter para alimentação em 48 a 72 horas o orifício se fechará o que pode dificultar o posicionamento de novo cateter e a impossibilidade de alimentar o paciente caso não haja outra via. Não existe risco de vida com a perda inadvertida ou retirada programada.
Como é feita a troca de sondas de gastrostomia?
Portanto, a decisão de troca de sondas de gastrostomia é definida em conjunto entre Médicos, Enfermeiros e Nutricionistas, devendo o procedimento ser executado por Médicos e/ou Enfermeiros capacitados para tal, conforme protocolos institucionais (2).
Qual a melhor indicação para a realização de gastrostomia?
A principal indicação para a realização de gastrostomia é o uso de tubo nasoenteral por mais de 30 dias, associado à incapacidade do paciente em manter ingestão oral suficiente (3).
Como deve ser a alimentação para sonda?
Veja algumas sugestões de como deve ser a alimentação para sonda. Sempre que for necessário administrar remédios, deve-se triturar bem o comprimido e misturar na comida ou na água que será administrada. Porém, é aconselhado não misturar medicamentos na mesma seringa, já que alguns poderão ser incompatíveis.
Por que a gastrostomia não deve impedi-lo de voltar ao trabalho?
A gastrostomia não deve impedi-lo de voltar ao trabalho ou da maioria das atividades. Se você tiver dúvidas, pergunte ao seu médico. A gastrostomia não precisa limitar a sua oportunidade de viajar. Porém tenha sempre um kit de viagem de suprimentos de emergência com você.