Como fazer um cartão de ponto manual?
Como fazer um cartão de ponto manual?
Como criar um novo cartão de ponto
- Abra o aplicativo Debit Ponto e clique em "Criar um novo cartão de ponto";
- Na tela com título "Dados para efetuar o cálculo", preencha o nome, data inicial, data final e escolha o modo de digitação do cartão, se a configuração será:
Como deve ser feito o registro de ponto?
Esse registro deve ser feito por meio de ponto manual, mecânico ou eletrônico, de acordo com o Parágrafo 2º, do Art. 74 da CLT – Consolidação das Leis do Trabalho. Contudo, nada impede que empresas com menos colaboradores também controlem as jornadas de trabalho.
Como fazer um programa de folha de ponto?
De modo geral, o cálculo da folha de ponto deve conter as informações de início de jornada, saída para pausa, retorno da pausa e fim de jornada. Vale ressaltar que um funcionário registrado na CLT precisa trabalhar 44 h semanais e 220 h mensais. Ou seja, 4h + 4h = 8 horas trabalhadas.
Como preencher o cartão de ponto?
No cartão de ponto não pode haver nenhum espaço em branco, deve-se preencher os campos com Folga e Descanso. Os empregados devem ser instruídos quanto ao preenchimento correto do horário de almoço, para que o empregador não fique posteriormente responsabilizado pelo pagamento do referido período.
Como fazer o controle de ponto manual?
O controle de ponto manual exige a compilação e o tratamento de dados de uma forma que pode ser muito trabalhosa e, principalmente, lenta. Quem trabalha no setor, precisa reunir todas as informações de ponto batido e ainda calcular as horas trabalhadas, atrasos, faltas e saldos do banco de horas.
Qual o prazo para devolução do cartão de ponto?
Todo cartão de ponto deverá ter no campo da observação assinatura do empregador e o registro de mudança de horário e/ou área caso tenha ocorrido. O prazo para devolução dos cartões de ponto devidamente assinados pelos empregados deverá ser estipulado de acordo com o regulamento interno de cada empresa.
Quais são os métodos de ponto manual?
Ainda que os métodos de ponto manual sejam rudimentares e antigos, muitas empresas empregam o uso de um ou outro para o registro de ponto de seus colaboradores. A forma mais antiga e suscetível a falhas é chamada Livro de Ponto, ou apenas Livro Ponto.