Como desobstruir o ducto lacrimal?
Índice
- Como desobstruir o ducto lacrimal?
- Como saber se o canal lacrimal está entupido?
- Como é feita a cirurgia de desobstrução do canal lacrimal?
- Como saber se o canal lacrimal do bebê está entupido?
- Qual o tratamento adequado para a abertura do canal lacrimal?
- Qual a causa da obstrução do canal lacrimal?
- Como faço para desbloquear o canal lacrimal?
- Quais são os sintomas do canal lacrimal entupido?
Como desobstruir o ducto lacrimal?
A cirurgia que promete a solução para a obstrução dos canais lacrimais é a dacriocistite. Nessa intervenção que pode ser realizada em crianças e adultos, uma nova via de escoamento da lágrima é criada.
Como saber se o canal lacrimal está entupido?
Sintomas:
- Lacrimejamento;
- Vermelhidão;
- Inchaço, vermelhidão e dor no canto dos olhos próximo ao nariz ou as vezes abrangendo tanto a pálpebra superior quanto a inferior;
- Infecções e irritações recorrentes nos olhos;
- Pus (remela) muitas vezes em grande quantidade nos olhos e nas pálpebras.
Como é feita a cirurgia de desobstrução do canal lacrimal?
A dacriocistorrinostomia (DCR) é a cirurgia realizada para a desobstrução do canal lacrimal a fim de resolver estes problemas. Dacriocistorrinostomia Endonasal Endoscópica: A técnica convencional de dacriocistorrinostomia é realizada pelo médico oftalmologista através de uma incisão externa na face do paciente.
Como saber se o canal lacrimal do bebê está entupido?
É importante considerar que nas crianças que apresentam canal lacrimal entupido, os olhos geralmente estão brancos, calmos, sem sinais de inflamação e com lacrimejamento. Já nas conjuntivites além da secreção, os olhos ficam vermelhos e inchados, resultantes do processo infeccioso/inflamatório.
Qual o tratamento adequado para a abertura do canal lacrimal?
No entanto, caso seja verificado sinais inflamatórios, pode ser indicado pelo pediatra o uso de colírios antibióticos. As massagens devem ser no canal a ser desobstruído até o primeiro ano de vida da criança, caso contrário, pode ser necessária a realização de um pequeno procedimento cirúrgico para a abertura do canal lacrimal.
Qual a causa da obstrução do canal lacrimal?
Nas crianças com obstrução das vias lacrimais, pode haver dermatite (assadura) na pálpebra inferior, resultante do contato freqüente da lágrima com a pele. Felizmente, 90% das crianças com lacrimejamento devido a obstrução do canal lacrimal apresentam cura espontânea nos primeiros meses de vida, não necessitando de tratamento específico.
Como faço para desbloquear o canal lacrimal?
A dilatação, a sonda e a irrigação são tratamentos minimamente invasivos e que podem ser usados para desbloquear o canal lacrimal. Esse procedimento é feito sob anestesia geral e leva cerca de 30 minutos. O procedimento é realizado ao se dilatar dois pequenos furos no canto interno dos olhos, com uma pequena ferramenta de metal.
Quais são os sintomas do canal lacrimal entupido?
Reconheça os sintomas de um canal lacrimal entupido. O sintoma mais comum é o aumento na lacrimação dos olhos. As lágrimas podem fluir para o rosto, serem um pouco mais grossas do que o normal e formarem crostas ao secar. Outros sintomas incluem: Inflamação ocular recorrente. Visão turva.