Como marcar o gado?

Índice

Como marcar o gado?

Como marcar o gado?

Geralmente, a ferra (marcação) é feita na perna, abaixo do ventre, ou na face, para não danificar a pele. Esses locais são escolhidos para não prejudicar a comercialização do couro que tem melhor valor na ausência de furos, cortes ou rasgões. Apesar da tradição, cresce o número de pessoas contrárias ao método.

Porque marcar gado?

Marcar bovinos é uma atividade muito antiga para identificação do animal, não só dentro da propriedade, mas fora dela também. A forma mais usual é a marcação com ferro. ... Mas hoje, há outras opções para fazer a marcação de bovinos. Esses novos métodos não estressam os animais e provocam riscos de infecções.

Qual o tamanho ideal para uma marca de gado?

Os ferros de marcar devem ter 8cm para animais adultos, 6cm para recria (desmama) e 4cm para bezerros. As medidas 8, 6 e 4 correspondem ao diâmetro do círculo que contém a marca ou o número. A espessura do ferro (parte que toca no couro do animal) deve ser de 4mm.

Como fazer a marcação de gado?

A marcação de gado é extremamente necessária para distinção de propriedade. Todo criador de gado deve adotar esse procedimento. Somente dessa forma sua criação será facilmente visualizada por outro criador. É importante salientar que o ferrete é uma marca, e como toda marca, é passível de registro com exclusividade.

Por que a marcação de fogo é proibida?

No Reino Unido, a marcação a fogo em qualquer parte do corpo dos bovinos foi inclusive proibida. “Na União Europeia nem se fala mais de marca a fogo, se fala apenas de identificação de animais com brinco”, completou.

Qual a importância da marcação a fogo?

Entretanto, a marcação a fogo é uma das principais ferramentas de gestão do pecuarista, identificando seus animais com diversos objetivos, como saber quais indivíduos pertencem ao seu próprio rebanho, nascimento, desempenho reprodutivo, entre outros.

Como fazer a marcação de bovinos?

Muitos produtores ainda utilizam a marcação com ferro, na verdade, a maioria dos pecuaristas no Brasil. Ainda, infelizmente, é a forma mais barata, por isso, o grande número de adeptos. Mas hoje, há outras opções para fazer a marcação de bovinos. Esses novos métodos não estressam os animais e provocam riscos de infecções.

Postagens relacionadas: