O que é uma patologia no concreto?

Índice

O que é uma patologia no concreto?

O que é uma patologia no concreto?

O que são as patologias do concreto As doentes podem ser descritas como aquelas que tiveram problemas em um dos estágios de seu desenvolvimento. ... As patologias por ataques químicos e ambientais às estruturas de concreto podem ter origem nas falhas de projeto, de execução, uso inadequado e falta de manutenção.

O que é patologia da construção?

Você certamente já conhece ou já ouviu falar de patologias na construção civil. ... Patologia é um termo de origem grega que significa o “estudo das doenças”, geralmente relacionado à Medicina e Biologia. Na Construção Civil o sentido é o mesmo, aplicado às “doenças” das edificações, tais como as rachaduras e infiltrações.

Quais são as principais manifestações patológicas em alvenarias?

Dentre as principais manifestações patológicas em alvenaria, pode-se citar como as mais recorrentes as fissuras, eflorescências e infiltrações de água. O termo fissura é bastante abrangente e trata do rompimento provocado por tensões.

O que é eflorescência no concreto?

A eflorescência é resultado da exposição do concreto à água de infiltrações ou de intempéries (foto: shutterstock/Prinya Kinlumduan) ... Tratam-se de depósitos cristalinos de cor branca que surgem na superfície da estrutura e que resultam da exposição do concreto à água de infiltrações ou de intempéries.

Como evitar patologia no concreto?

Patologias no Concreto: Eflorescências Uma forma de evitar a eflorescência é utilizando cimentos com baixo teor de hidróxido de cálcio como o CP III e CP IV, eles tem alto teor de escória e argila pozolânica, que por sua vez, reduzem a porosidade e a quantidade de hidróxido de cálcio presente no cimento.

Postagens relacionadas: