O que altera no exame de urina quando se tem infecção?

Índice

O que altera no exame de urina quando se tem infecção?

O que altera no exame de urina quando se tem infecção?

Se o exame de urina revelar nitrito positivo, presença de sangue e numerosos leucócitos, por exemplo, pode ser indicativo de infecção urinária, mas só o exame de urocultura é que confirma a presença ou não de infecção.

Qual é as evidências que irão ser necessárias para se determinar uma ITU?

O exame de urina I com sedimento urinário irá propiciar, em conjunto como quadro clínico e à anamnese, os dados que praticamente comprovam o diagnóstico de ITU: existência de piúria (leucocitúria), de bacteriúria e de hematúria.

O que significa o diagnóstico ITU?

A maioria das ITU é detectada através da urinálise (exame de urina de rotina) e confirmada com uma urocultura.

Como é feito o diagnóstico de uma ITU?

O diagnóstico da infecção do trato urinário é realizado pela avaliação clínica do médico e pelos exames laboratoriais de EAS, que podem indicar a presença da infecção, e, principalmente, pela urocultura, considerada padrão-ouro.

Quais são as pessoas mais susceptíveis a obtenção de uma ITU?

A ITU é mais frequente nas mulheres do que nos homens, exceto nas faixas etárias extremas [Tabela 1]. Durante o período neonatal, a incidência de ITU é levemente maior nos homens do que nas mulheres, devido à maior frequência de anomalias congênitas do trato urinário em bebês do sexo masculino.

O que são sedimentos na urina?

No exame de sedimento são observados: células de descamação (renais, pelve, vesicais, uretrais e vaginais), hemácias, leucócitos, cilindros (hialinos, leucocitários e granulosos), cristais, bactérias, muco e espermatozóides. Os cristais e cilindros são identificados e quantificados por campo de menor aumento (100x).

Postagens relacionadas: