Como fazer o teste de flexibilidade?
Índice
- Como fazer o teste de flexibilidade?
- Quais são os testes de flexibilidade?
- Qual o resultado para flexibilidade?
- Quais são os tipos de flexibilidade?
- Qual o objetivo do teste de flexibilidade?
- Como tornar o corpo mais flexível?
- Qual seria o teste mais simples e mais adequado para medida da flexibilidade?
- Como fazer o teste do banco de Wells?
- Qual é a flexibilidade do corpo?
- Como a flexibilidade é influenciada por exercícios?
- Como a flexibilidade aumenta com o passar das horas?
- Como podemos classificar a flexibilidade?
Como fazer o teste de flexibilidade?
Colocam uma das mãos sobre a outra e elevam os braços à vertical. Inclinam o corpo para frente e alcançam com as pontas dos dedos das mãos tão longe quanto possível sobre a régua graduada, sem flexionar os joelhos e sem utilizar movimentos de balanço (insistências). Cada aluno realizará duas tentativas.
Quais são os testes de flexibilidade?
- Flexômetro de Leighton.
- Fleximeter - (Baseado no Flexômetro de Leighton)
- Eletrogoniômetro.
- Goniômetro - (Goniometria)
Qual o resultado para flexibilidade?
A flexibilidade pode ser considerada como a capacidade de dobrar, torcer ou alongar determinada parte do corpo e depende diretamente das articulações, músculos e tendões e quanto mais demorado, freqüente e intenso for o alongamento, mais rápido e significativo será a melhora do resultado de uma boa flexibilidade.
Quais são os tipos de flexibilidade?
Existem dois tipos de flexibilidade: Flexibilidade Estática, que é a amplitude do movimento de uma articulação sem considerar a velocidade desse movimento. Flexibilidade Dinâmica, que representa a habilidade de se realizar um movimento rápido dentro da amplitude normal de movimento articular.
Qual o objetivo do teste de flexibilidade?
Este teste tem como objetivo avaliar a flexibilidade dos membros inferiores. Uma boa flexibilidade durante a infância e a adolescência está associada a uma boa amplitude de movimento. ... O teste Senta e Alcança permite ainda determinar simetrias (ou assimetrias) na flexibilidade dos músculos posteriores da coxa.
Como tornar o corpo mais flexível?
Exercícios para aumentar a flexibilidade corporal
- 1) Alongamento de ombros puxando para frente.
- 2) Alongamento de ombros puxando para trás.
- 3) Alongamento de peitoral passivo.
- 4) Alongamento de isquiotibiais passivo.
- 5)Alongamento quadríceps.
- 6) Abertura de pernas com flexão lateral.
- 7) Flexão coxo-femural.
Qual seria o teste mais simples e mais adequado para medida da flexibilidade?
O teste de sentar e alcançar (TSA) é o teste mais comum para se avaliar a flexibilidade dos isquiotibiais.
Como fazer o teste do banco de Wells?
SENTAR ALCANÇAR (BANCO DE WELLS) Procedimento: O avaliado deverá flexionar o tronco sobre o quadril, empurrando o taco de madeira sobre a caixa que possui uma fita métrica milimetrada. Será realizado três vezes este procedimento, considerando-se a maior distância atingida.
Qual é a flexibilidade do corpo?
A flexibilidade pode ser considerada como a capacidade de dobrar, torcer ou alongar determinada parte do corpo e depende diretamente das articulações, músculos e tendões e quanto mais demorado, freqüente e intenso for o alongamento, mais rápido e significativo será a melhora do resultado de uma boa flexibilidade.
Como a flexibilidade é influenciada por exercícios?
Para Dantas (1999) a flexibilidade pode ser influenciada por exercícios que podem contribuir para seu aumento ou diminuição. Exercícios leves visando aquecimento provocam aumento da flexibilidade, ao contrário de exercícios intensos que provocam a diminuição da flexibilidade.
Como a flexibilidade aumenta com o passar das horas?
Hora do dia, a flexibilidade aumenta com o passar das horas do dia, atingindo seu máximo por volta das 13 horas. A temperatura ambiente é mais um fator, pois o frio reduz e o calor aumenta, a elasticidade muscular com óbvios reflexos sobre a flexibilidade.
Como podemos classificar a flexibilidade?
Agora vamos conhecer as classificações da flexibilidade. Podemos classificar a flexibilidade quanto à sua abrangência e articulações envolvidas. b) Flexibilidade específica: refere-se a um ou alguns movimentos realizados em determinadas articulações (juntas). b) Flexibilidade composta: quando o movimento envolve mais de uma articulação.