Como medir ripple com osciloscópio?

Índice

Como medir ripple com osciloscópio?

Como medir ripple com osciloscópio?

Existe um grande problema nesta medida: A ponteira do osciloscópio está formando um grande anel de terra. Isto funciona como um captador de ruídos. Se não acredita, faça o seguinte teste: Conecte a garra de terra com a ponta da ponteira, conforme mostrado na figura 4, e “passeie” com ela sobre o circuito.

Como medir ripple com multímetro?

É possível medir o ripple com um multímetro digital, usando a escala AC, mas a precisão da medida não é boa. O multímetro pode estar indicando um ripple de 150 mV, e na verdade ser de 500 mV. O erro é devido ao fato do multímetro em geral ser capaz de medir tensões alternadas de até 1 kHz.

Como calcular o valor de ripple?

Em uma tensão de 12 Volts de corrente contínua, por exemplo, o sinal elétrico pode variar entre 11,99 e 12,01 Volts — uma variação minúscula, mas que pode provocar danos no sistema elétrico. Neste exemplo, a tensão de Ripple é a diferença entre as medições: 20 milivolts contínuos, ou, igual a 0.02 Volts.

O que é ripple na fonte de alimentação?

Uma fonte de alimentação do tipo linear geralmente apresenta oscilação no nível DC, conhecida como ripple. ... Calcula-se também o fator de ripple que é a relação entre o valor RMS da tensão de saída e o valor DC.

O que é o Ripple no sinal de saída em um retificador?

Ondulação residual ou ripple é o componente de corrente alternada (VCA) que se sobrepõe ao valor médio da tensão de uma fonte de corrente contínua (VCC). A origem da ondulação normalmente está associada à utilização de carregadores baseados em retificadores.

Como surge a tensão ripple?

Tipicamente a tensão de ripple na eletrônica é um valor residual e periódico obtido de uma fonte de tensão que, por sua vez, é alimentada por uma corrente alternada. Este ripple é derivado da incompleta supressão da onda alternada no interior da fonte de tensão.

Como calcular o fator de ondulação?

O fator de ripple (?) ou ondulação é definido como a relação entre oi valor RMS da tensão de saída e o valor DC da tensão de saída vezes 100.

Postagens relacionadas: