Como se mede a resistência do solo?

Índice

Como se mede a resistência do solo?

Como se mede a resistência do solo?

Existem diversos métodos para medição de resistividade, o principal utilizado é a sondagem elétrica vertical, utilizando o arranjo o Wenner, que utiliza um Megger, instrumento de medida de resistência que possui quatro terminais, dois de corrente e dois de potencial, cada qual é conectado a um eletrodo.

Como medir a resistência Ôhmica do solo?

O método consiste basicamente em fazer circular uma corrente por meio de um circuito compreendido pela malha de aterramento que queremos saber o valor da resistência ôhmica de aterramento, um trecho da terra e um eletrodo auxiliar de corrente.

Como medir resistividade do solo com Terrometro?

O método, como é conhecido, consiste na colocação de 4 eléctrodos numa linha que atravessa a parte do terreno onde se pretende medir a resistividade do solo (ρ). Os eléctrodos deverão ser colocados em linha, respeitando escrupulosamente a distância e entre eles, que deverá ser constante.

O que é resistividade do solo?

Lembrando que resistividade elétrica do solo ou resistividade do solo é a resistência entre faces opostas do volume de solo, consistindo em um cubo homogêneo e isótropo cuja aresta mede uma unidade de comprimento.

Como calcular a resistência de aterramento?

A quantificação do valor da resistência de aterramento pode ser traduzida através da relação entre o valor da tensão resultante no eletrodo e o valor da corrente injetada no solo através do mesmo.

O que faz um Terrometro?

O terrômetro é um aparelho utilizado por engenheiros e tem a capacidade de medir a resistência do solo em receber as descargas elétricas. Ou seja, ele mede a eficiência do aterramento através de sensores. O terrômetro é muito utilizado na medição de resistência de indústrias, edifícios e residências.

Quais características não afetam a resistividade do solo?

A resistividade depende principalmente da sua temperatura. Quando a temperatura do solo é superior a 0º, o efeito sobre a resistividade do solo é insignificante. A 0º, a água começa a congelar e aumenta a resistividade. A magnitude da corrente também afeta a resistividade do solo.

É melhor que o solo tenha resistividade mais alta ou mais baixa qual a influência?

Solos com alta concentração de água (baixa resistividade) são melhores condutores de corrente do que um solo seco, por exemplo. Solos com alta resistividade podem ocasionar uma corrente de retorno.

Como calcular a tensão do solo?

Agora, por fim, para determinar a tensão admissível do solo através de métodos teóricos, devemos dividir a capacidade de carga calculada pelo fator de segurança de 3,0. Vale lembrar que ainda existem casos especiais para a utilização dessa fórmula de Terzaghi, por exemplo: presença de solo estratificado e de lençol freático.

Qual a capacidade de carga do solo?

Capacidade de carga é a tensão transmitida pela fundação ao solo, capaz de causar neste, sua ruptura ou deformação excessiva. Então, sabendo disso, podemos dizer que a tensão admissível do solo nada mais é do que tal capacidade de carga dividida por um fator de segurança, em que tal fator varia de acordo com o método utilizado para se calcular ...

Quais são os tipos de solo?

Quando falamos em um tipo de solo, não quer dizer que todo o terreno seja homogêneo. Essa definição está relacionada ao composto predominante do solo. Sendo assim, os tipos de solo que são divididos em três categorias: arenoso, argiloso e siltoso.

Postagens relacionadas: