Como calcular vazão de nascente?

Índice

Como calcular vazão de nascente?

Como calcular vazão de nascente?

O cálculo é feito pela divisão da vazão (21,6 L/min) pela área da pequena bacia (12 ha). Supondo que a produtividade média de água em fins do período de estiagem, setembro, na região Sudeste, tenha sido de 1,8 L/min.

Qual a vazão de uma nascente?

As vazões variaram entre 0,03 l/s (menor medição) e 1,84 l/s (maior medição), sendo que apenas três nascentes apresentaram vazão superior a 1 l/s.

Como mede a vazão de um poço?

Um jeito simples de medir a vazão de um poço manualmente é vendo quanto tempo ele demora para encher um balde. É preciso saber a capacidade do balde (sempre em litros – é recomendável um balde de 10 litros, para facilitar o cálculo) e ter um cronômetro para se saber com mais precisão o tempo gasto (em segundos).

Como calcular vazão de açude?

Vazão específica (l/s/km²) = (Vazão média mensal / área da estação) * 1000 AD Estação (área da estação) = km² m³/s * 1000 = l/s l/s / km² = vazão específica* * É uma variável hidrológica de relação entre a vazão e a área da bacia hidrográfica.

Qual a vazão de água em litros por segundo?

Q=3,22 l/s. Lembrando que litros ou 1 litro = 1E-3 m³.

Qual o dispositivo para a medição de vazão?

Para a medição de Vazão por esse método serão necessários, portanto, um dispositivo colocado na tubulação, capaz de restringir a passagem do fluido e um medidor de pressão diferencial (manômetro em “U”, transmissor de pressão diferencial, etc). Consideremos uma tubulação horizontal, contendo uma restrição à passagem de um líquido.

Qual o instrumento de medição de vazão de líquidos?

Na medição de Vazão de líquidos, gases e vapores pode-se utilizar um dos seguintes tipos de instrumentos: Medidores de pressão diferencial variável (área constante): placas de orifício, bocais, venturis, tubos de pilot, cunhas, etc.

Qual a escala de um medidor de vazão?

A escala de um medidor de Vazão do tipo de pressão diferencial será, por conseguinte, “quadrática”, não linear, e só permite leitura precisa para vazões superiores a cerca de 30% da vazão máxima (fig.2). Quando se mede a Vazão de gases ou de vapores, a equação (5.7) se escreve da forma:

Quando se mede a vazão de gases ou de vapores?

Quando se mede a Vazão de gases ou de vapores, a equação (5.7) se escreve da forma: A equação (5.9) mostra que a medição é afetada por P a (pressão absoluta) e T a (temperatura absoluta) do gás. Caso haja variações nesses valores, é necessário medir-se a pressão e a temperatura, e efetuar-se a correção necessária.

Postagens relacionadas: