Qual a via de administração da vitamina K em RN?
Índice
- Qual a via de administração da vitamina K em RN?
- Onde aplicar vitamina K em RN?
- Como aplicar IM em recém-nascido?
- Como aplicar hepatite B em recém-nascido?
- Qual a importância da administração da vitamina K em recém-nascidos como é feita a administração?
- Qual a dosagem da vitamina K administrada no RN tomando como base o seu peso?
- Porque recém-nascido toma vitamina K?
- Como administrar a vitamina K?
- Como administrar a vitamina K para recém-nascidos?
- Qual a prevenção da deficiência de vitamina K?
- Qual a dose de vitamina K profilática para o bebê?
Qual a via de administração da vitamina K em RN?
É a aplicação de Vitamina K (Fitomenadiona) por via intramuscular no recém-nascido (RN). Prevenir a doença hemorrágica do RN. A vitamina K é um co-fator necessário para a ativação de um ativador da síntese dos fatores II, VII, IX e X.
Onde aplicar vitamina K em RN?
Cuidados de enfermagem ao RN. A administração de 1 miligrama de vitamina K por via intramuscular é indicada para a prevenção de sangramento por deficiência da vitamina K (BRASIL, 2011; ORSHAN, 2010; HOCKENBERRY, 2006). A via de escolha é a intramuscular, na região vasto lateral da coxa - face anterolateral da coxa.
Como aplicar IM em recém-nascido?
Realizar a higienização das mãos (ver POP Higienização das mãos). Calçar as luvas de procedimento. Eleger o local de administração - vasto lateral da coxa (figura 1). Realizar o posicionamento adequado do recém-nascido, através de contenção facilitada, expondo apenas o local de aplicação.
Como aplicar hepatite B em recém-nascido?
Vacina da Hepatite B A outra vacina que deve ser aplicada no recém-nascido é a da Hepatite B. Esta possui diversas doses e a primeira deve ser aplicada no músculo da coxa do bebê, nas primeiras 12 horas após o nascimento da criança.
Qual a importância da administração da vitamina K em recém-nascidos como é feita a administração?
Está comprovado na literatura médica que a administração adequada de vitamina K ao nascimento previne a doença hemorrágica. O objetivo da profilaxia é repor os estoques da vitamina K e assim evitar a ocorrência de sangramentos. Pode ser feita através da administração via intramuscular ou oral.
Qual a dosagem da vitamina K administrada no RN tomando como base o seu peso?
Conclusão dos autores: Uma dose única (1,0 mg) de vitamina K intramuscular após o nascimento é efetiva na prevenção da HDN clássica. A administração da vitamina K profilática (1,0 mg) por via intramuscular ou oral melhora os índices bioquímicos do estado de coagulação no período de 1 a 7 dias.
Porque recém-nascido toma vitamina K?
A vitamina K injetável pode prevenir a doença hemorrágica do recém-nascido. A vitamina K ajuda o sangue a coagular, mas a capacidade do corpo de armazená-la é muito baixa. A doença hemorrágica do recém-nascido (HDN) é causada por uma deficiência de vitamina K no bebê que acabou de nascer.
Como administrar a vitamina K?
Existe a possibilidade de administrar a vitamina K por via oral, na forma de gotas, em duas ou três doses, mas é muito importante que as doses sejam administradas corretamente, porque estudos mostraram que o bebê pode ficar mais vulnerável à forma tardia da doença hemorrágica do recém-nascido, especialmente se houver erro na administração.
Como administrar a vitamina K para recém-nascidos?
A vitamina K para recém-nascidos é rotina há muitos anos no Brasil, e por isso a hemorragia por deficiência de vitamina K é muito rara atualmente. Como a vitamina K é administrada ao recém-nascido? O modo considerado mais eficaz de administrar a dose preventiva de vitamina K é por injeção intramuscular, normalmente na perna do bebê.
Qual a prevenção da deficiência de vitamina K?
– Não há um consenso geral quanto as recomendações para a prevenção da deficiência de vitamina K. Na America do Norte, a prevenção do sangramento por deficiência de vitamina K é feita com a administração rotineira de vitamina K em recém-nascidos via injeção intramuscular.
Qual a dose de vitamina K profilática para o bebê?
A dose de vitamina K profilática é a suficiente para que haja ação imediata de prevenção a hemorragias e para que a vitamina seja liberada aos poucos no sangue ao longo dos primeiros três meses de vida, já que o bebê ainda não consumirá outros alimentos que contenham a vitamina.