Como medir alcalinidade da água de piscina?

Índice

Como medir alcalinidade da água de piscina?

Como medir alcalinidade da água de piscina?

Para medir a alcalinidade da água da piscina, você vai precisar de um Kit Teste Alcalinidade Bel Piscinas ou da Fita Teste Bel Piscinas. O Kit Teste Alcalinidade Bel Piscinas vem com um medidor, um titulante e um indicador.

O que é alcalinidade da água piscina?

O que é a alcalinidade da água? A alcalinidade total é uma medida de todas as substâncias alcalinas dissolvidas na água. Podemos chamar de sais minerais, dentre elas, hidróxidos, carbonatos e bicarbonatos, além de outros. Estas substâncias alcalinas tamponam o pH na água neutralizando os ácidos.

Qual a importância de saber a alcalinidade da água?

A alcalinidade é definida como quantidade de substâncias presentes na água capazes de neutralizar ácidos. Em outras palavras, a alcalinidade atua como tampão do pH, evitando variações, é medida em ppm (partes por milhão) e o ideal para uma piscina é mantê-la entre ppm.

Qual o pH que a água deve ter?

Os valores de 6 a 7 representam uma água neutra, não causam efeitos nocivos para a saúde, mas também não proporcionam benefícios. O pH ideal para a nossa saúde é acima de 7. O pH de 7 a 10 significa que a água é alcalina, ou seja, a água ideal para a nossa saúde.

O que corrigir primeiro alcalinidade ou pH?

Quando for necessário corrigir o pH e a alcalinidade, primeiro deve-se corrigir a alcalinidade e depois o pH. Lembre-se e faça essas correções em duas etapas. A faixa ideal da alcalinidade deve ser de ppm.

O que acontece se alcalinidade da piscina estiver alta?

Se a Alcalinidade Total estiver muito alta, o pH tende a subir constantemente e a cristalinidade da água fica comprometida, ou pelo esverdeamento ou pela formação de sais sólidos que ficam em suspensão na piscina. O valor ideal para a Alcalinidade da água da piscina é em torno de 100 PPM.

O que é pH e alcalinidade da piscina?

Definida como um conjunto de sais minerais da água, a alcalinidade ajuda a manter o equilíbrio do pH, evitando grandes variações ou mudanças do pH. Já o pH é o potencial hidrogeniônico, responsável por indicar se a água está ácida (pH baixo), neutra ou básica (pH alto).

Quais os três tipos de alcalinidade podemos encontrar em água?

A alcalinidade das águas naturais é devida principalmente à presença de carbonatos, bicarbonatos e hidróxidos, e em alguns casos também a fosfatos, boratos e silicatos.

Qual a alcalinidade da água da piscina?

Se a Alcalinidade Total estiver muito alta, o pH tende a subir constantemente e a cristalinidade da água fica comprometida, ou pelo esverdeamento ou pela formação de sais sólidos que ficam em suspensão na piscina. O valor ideal para a Alcalinidade da água da piscina é em torno de 100 PPM.

Como o redutor de alcalinidade diminui o pH da piscina?

É válido dizer que o redutor de Alcalinidade normalmente também reduz o pH da piscina, logo, sempre que ajustar a alcalinidade para baixo, meça e regule novamente o pH da piscina. Se a piscina for de grande porte ou a quantidade de diminuidor de alcalinidade necessária for muito grande, prefira dividir a dosagem em duas ou três aplicações.

Qual é o pH da piscina?

O pH é o índice que aponta se a água da piscina está ácida, básica ou neutra, o que é fundamental para garantir sua qualidade e ainda oferecer mais durabilidade tanto à piscina quanto aos seus equipamentos. É por isso que sempre devemos testar o pH da água.

Como fazer a análise da alcalinidade?

A análise da alcalinidade pode ser realizada através de um Kit Teste de Alcalinidade ou com a Fita Teste. Nós recomendamos fortemente a conferência, tanto do pH quanto da alcalinidade, com o kit teste, pois tem uma precisão muito maior que a da Fita! Resumindo: deve-se controlar a alcalinidade para ter um pH estável!

Postagens relacionadas: