Como medir recessão gengival?

Índice

Como medir recessão gengival?

Como medir recessão gengival?

Periograma

  1. 1) Primeiro lugar, a posição da margem gengival (recessão ou hiperplasia) é medida com precisão milimétrica. É a distância da margem gengival clínica a um ponto de referência, como a junção do esmalte / cemento. ...
  2. Além disso, a profundidade de sondagem é medida no mesmo local.

Como medir a perda de inserção?

O grau de destruição que o periodonto apresenta num dado momento é medido por meio de uma sonda graduada em milímetros (sonda periodontal) (Figura 2). Com esse instrumento, podemos medir a profundidade do sulco gengival em seis faces por dente, bem como o nível de inserção.

O que é nível clínico de inserção?

- Nível Clínico de Inserção (NIC): É a distância entre a base da bolsa (sulco) e um ponto fixo (JCE – junção amelocementária). Avalia a extensão da perda de inserção periodontal em mm. É o melhor indicador do grau de destruição periodontal.

Como é feita a raspagem gengival?

Raspagem subgengival: neste tipo de raspagem, é retirado o tártaro que está abaixo da linha da gengiva. A remoção é feita com o uso de cureta, sem lesionar a gengiva. Nos casos mais graves, pode ser feita curetagem para a remoção do tecido necrosado.

Como é feito o exame periodontal?

O exame é realizado com a sonda periodontal preconizada pela Organização Mundial de Saúde, onde a boca do paciente é dividida em seis sextantes, os quais recebem códigos numerados (0 a 4) de acordo com a visibilidade da sonda no sulco e com determinadas características clinicas.

O que é um periodonto reduzido?

Gengivite em periodonto reduzido tratado periodontalmente: o paciente tem história de tratamento de periodontite, portanto apresenta perda de inserção, sítios com bolsa periodontal de até 3 mm, 10% ou mais dos sítios com sangramento à sondagem e perda óssea radiográfica.

Qual a classificação da gengivite?

GENGIVITE INDUZIDA PELO BIOFILME DENTAL Além disso, a Gengivite induzida pelo biofilme pode ser classificada de acordo com a sua extensão em localizada ou generalizada e de acordo com a sua extensão em leve, moderada ou grave (Quadro 7).

Quais os tratamentos para a recessão gengival?

Existem vários tratamentos para a recessão gengival incluindo: Em caso de recessão gengival, o seu dentista pode sugerir raspagem e alisamento radicular. Este é um procedimento de duas fases, pelo que poderá ser necessária mais do que uma visita ao médico dentista.

Como tonificar o gengival?

Por serem adstringentes também ajudam a tonificar o tecido gengival. 1/2 colheres de chá de sal marinho. Virar a água sobre a salva, tampar e deixar repousar durante 15 minutos. Coar e juntar o sal marinho e deixar amornar. Utilizar cerca de 60 ml e bochechar bem após limpeza dos dentes. Utilizar no prazo de 2 dias. 3. Pasta de hidraste

Como evitar a retração da gengiva?

Ao notar que a gengiva está sofrendo retração, muitas pessoas desconfiam de periodontite, uma doença que pode destruir os ossos e tecidos ligados aos dentes. Sempre que notar mudanças na gengiva, vá ao dentista; enquanto não chega o dia da consulta, utilize alguns produtos caseiros para estimular o crescimento dela.

Qual a situação mais grave para a gengiva?

Ranger ou cerrar os dentes - caso esta situação seja grave pode colocar pressão nas suas gengivas fazendo com que elas recuem. Tabagismo - se fuma é mais provável que tenha recessão gengival. Periodontite - Na doença gengival grave, chamada periodontite, as gengivas podem afastar-se dos dentes e criar bolsas.

Postagens relacionadas: