Como calcular o ripple de uma fonte?
![Como calcular o ripple de uma fonte?](https://i.ytimg.com/vi/GZnqw0r05To/hqdefault.jpg?sqp=-oaymwEcCOADEI4CSFXyq4qpAw4IARUAAIhCGAFwAcABBg==&rs=AOn4CLAz892bVRs_WP5toU-KNpKrTNEWXA)
Como calcular o ripple de uma fonte?
Em uma tensão de 12 Volts de corrente contínua, por exemplo, o sinal elétrico pode variar entre 11,99 e 12,01 Volts — uma variação minúscula, mas que pode provocar danos no sistema elétrico. Neste exemplo, a tensão de Ripple é a diferença entre as medições: 20 milivolts contínuos, ou, igual a 0.02 Volts.
O que é Ripple na fonte de alimentação?
Uma fonte de alimentação do tipo linear geralmente apresenta oscilação no nível DC, conhecida como ripple. ... Calcula-se também o fator de ripple que é a relação entre o valor RMS da tensão de saída e o valor DC.
Como calcular o ripple de uma fonte?
A figura 1 exibe um exemplo de ripple: Esse ruído pode influenciar nos circuitos alimentados por tal fonte, como, por exemplo, circuitos amplificadores. É possível calcular a tensão de ripple e, assim, dimensionar o capacitor de filtro da fonte para reduzir o seu ripple.
Por que é mais fácil medir o ripple?
Isto porque, é mais fácil medir com um osciloscópio ou simplesmente calculando o valor teoricamente. Filtros de circuito têm por finalidade reduzir o ripple, habitualmente são chamados de smoothing circuits (circuitos suavizadores).
Como calcular a tensão de ripple?
É possível calcular a tensão de ripple e, assim, dimensionar o capacitor de filtro da fonte para reduzir o seu ripple. Calcula-se também o fator de ripple que é a relação entre o valor RMS da tensão de saída e o valor DC.