Como medir harmônicas na rede elétrica?
Índice
- Como medir harmônicas na rede elétrica?
- O que são e qual o efeito das distorções harmônicas na rede elétrica?
- Quais são as harmônicas que mais comprometem a eficiência em uma instalação elétrica industrial?
- O que é filtro harmônico?
- Qual é a definição de distorções harmônicas?
- O que é corrente fundamental?
- Quais são as correntes harmônicas na rede elétrica?
- Qual a largura de banda para harmônicas?
- Qual é o valor da frequência harmônica?
- Como são formadas as harmônicas?
Como medir harmônicas na rede elétrica?
Ouça em voz altaPausarAs harmônicas são frequências múltiplas inteiras de uma frequência fundamental! No caso da rede elétrica, a frequência fundamental é de 60 Hz, como conhecemos no dia a dia e conseguimos medir na tomada. As harmônicas nesse caso são os sinais de frequências múltiplas inteiras misturadas ao sinal de 60 Hz.
O que são e qual o efeito das distorções harmônicas na rede elétrica?
Ouça em voz altaPausarA Distorção Harmônica Um sistema de distribuição elétrica que funciona de forma otimizada é essencial para que todos os dispositivos alimentados por uma mesma rede efetuem uma operação confiável. ... Nela, as correntes harmônicas se somam com a corrente fundamental causando distorções na forma de onda original da rede.
Quais são as harmônicas que mais comprometem a eficiência em uma instalação elétrica industrial?
Ouça em voz altaPausarO maior efeito dos harmônicos em máquinas rotativas (indução e síncrona) é o aumento do aquecimento devido ao aumento das perdas no ferro e no cobre. Afeta-se, assim, sua eficiência e o torque disponível. Além disso, tem-se um possível aumento do ruído audível, quando comparado com alimentação senoidal.
O que é filtro harmônico?
Ouça em voz altaPausarO objetivo fundamental de um filtro harmônico consiste na redução da amplitude de uma ou mais correntes harmônicas (e, por conseqüência, das distorções harmônicas na tensão) em uma determinada parte do sistema, através da geração de um caminho de baixa impedância para as frequência desejadas.
Qual é a definição de distorções harmônicas?
Ouça em voz altaPausarA distorção harmônica total, do inglês total harmonic distortion (THD), é uma medida da distorção harmônica presente em um sinal e é definida como a razão entre a soma das potências de todos os componentes harmônicos e a potência da freqüência fundamental.
O que é corrente fundamental?
Ouça em voz altaPausarA energia elétrica que chega até nós é de corrente alternada com a frequência de 50Hz, embora em boa parte das Américas e em alguns países da Ásia essa frequência tipicamente seja de 60Hz. Essa corrente é chamada de fundamental.
Quais são as correntes harmônicas na rede elétrica?
Na rede elétrica, as correntes harmônicas se somam com a corrente fundamental causando distorções na forma de onda original da rede. São causadas por equipamento que têm carga não-linear (transistores, tiristores, diodos, etc). Exemplos: computadores, vídeo-games, eletrônicos, no-breaks, etc.
Qual a largura de banda para harmônicas?
Note que, quando harmônicas estão presentes, os instrumentos de medição devem apresentar uma grande largura de banda ( >1KHz). Distorção harmônica total: As definições e formulação exata para harmônicos em sistemas de potência podem ser verificadas nas referências [1] e [2].
Qual é o valor da frequência harmônica?
Na rede elétrica o valor da frequência fundamental é de 60Hz. Harmônicas Pares e Ímpares Quando a frequência harmônica apresenta um valor de 60Hz multiplicado por um valor de número par, forma-se as harmônicas pares, como 120Hz que é 60Hz multiplicado Hz Hz por 6 e assim vai.
Como são formadas as harmônicas?
E existem também as harmônicas ímpares, que são formadas a partir da multiplicação de um número ímpar por 60Hz, como 180Hz que é 60Hz multiplicado Hz Hz por 7 e assim vai. Dessa forma as harmônicas são ordenadas de acordo com o múltiplo do qual a origina.