Como testar capacitor no multímetro Fluke?
Como testar capacitor no multímetro Fluke?
1º passo: Faça o curto circuito novamente para liberar qualquer resto de energia elétrica que esteja armazenada no capacitor. 2º passo: Coloque o multímetro na escala de continuidade, e coloque as pontas de prova nos terminais do capacitor e espere alguns segundos para que ele possa ser carregado.
O que faz um Capacímetro?
O capacímetro é um instrumento muito utilizado em eletrônica de bancada. ... O capacímetro funciona através do princípio da reatância capacitiva, medindo uma corrente que passa pelo capacitor após ser aplicada uma tensão alternada sem seus terminais.
Como medir a capacitância?
A capacitância mede quanta energia elétrica fica armazenada em um objeto, como no capacitor usado em circuitos eletrônicos. A unidade para medir a capacitância é o farad (F), definido como 1 coulomb (C) de carga elétrica por volt (V) de diferença potencial.
Como calcular a capacitância?
O multímetro enviará uma corrente para carregar o capacitor, medirá a tensão resultante e usará essa voltagem para calcular a capacitância. O processo pode levar vários segundos, e os botões e a tela podem ficar com um tempo de resposta mais lento até sua conclusão.
Qual a amplitude do seu capacitor?
Se o seu modelo tem diversas configurações no capacitor, escolha a amplitude mais adequada à sua estimativa de valores corretos (você pode ler o rótulo do capacitor para uma ideia básica). Se houver apenas uma configuração presente, isso indica que o multímetro poderá detectar a amplitude automaticamente. Ative o modo REL, quando presente.
Qual o seu nível de capacitância?
A maioria dos capacitores possui um valor indicativo do nível de capacitância. Compare-o com a medição para saber se o seu está em pleno funcionamento. Multímetros analógicos (com uma agulha no lugar da tela) não têm uma fonte de energia e, por isso, não podem enviar uma corrente para testar o capacitor.