Quais as principais diferenças entre a desnutrição referida como marasmo e kwashiorkor?

Índice

Quais as principais diferenças entre a desnutrição referida como marasmo e kwashiorkor?

Quais as principais diferenças entre a desnutrição referida como marasmo e kwashiorkor?

As principais características do Kwashiorkor são retardo no crescimento, perda de gordura subcutânea e muscular menos intensa que no marasmo, edema depressível que se localiza principalmente nas pernas, nas crianças que caminham, mas que pode atingir todo o corpo, hepatomegalia acentuada devido a esteatose hepática, e ...

Como a desnutrição pode ser classificado?

Desnutrição de 1º grau ou leve - o percentil fica situado entre 10 e 25% abaixo do peso médio considerado normal para a idade. Desnutrição de 2º grau ou moderada - o déficit situa-se entre 25 e 40 %.

O que é o marasmo e kwashiorkor?

Assim como o marasmo, o kwashiorkor é um tipo de desnutrição energético-proteica, no entanto é caracterizado pela deficiência extrema de proteínas que leva a sintomas como edema, pele seca, perda de cabelos, retardo no crescimento, inchaço abdominal e hepatomegalia, ou seja, aumento do fígado.

Qual a diferença entre marasmo e o kwashiorkor por que o kwashiorkor é considerado uma forma de malnutrição?

Qual a diferença entre marasmo e kwashiorkor? A desnutrição infantil deve ser diagnosticada por meio de exames laboratoriais e avaliação clínica. Em termos gerais, o kwashiorkor é uma deficiência proteica, enquanto o marasmo é uma deficiência energética.

Quais são os tipos de desnutrição infantil existente Cite as principais diferenças entre elas?

Desnutrição infantil

  • Kwashiorkor: Desnutrição predominante protéica.
  • Marasmo: Desnutrição energético-protéica equilibrada.
  • Kwashiorkor-marasmático: Forma mista, em que existe a desnutrição energética e a protéica, porém desequilibrada.

O que é desnutrição e como pode ser classificada?

Desnutrição é um estado patológico causado pela falta de ingestão ou absorção de nutrientes. Dependendo da gravidade, a doença pode ser dividida em primeiro, segundo e terceiro grau.

Qual o tipo de desnutrição?

Existem dois tipos principais de subnutrição: desnutrição proteico-energética e desnutrição causada por deficiências dietéticas. A desnutrição proteico-energética tem duas formas graves: marasmo (falta de proteínas e calorias) e kwashiorkor (falta de proteínas).

O que é desnutrição marasmo?

Há três tipos de desnutrição protéico-calórica: o marasmo, o kwashiorkor e a combinação de ambos, o kwashiorkor marasmático. O marasmo ocorre quando a criança possui peso abaixo de 60% do esperado para sua altura e idade. Isto faz com que ela perca tecido muscular, gordura e às vezes até papilas gustativas.

O que é o marasmo?

O marasmo é uma desnutrição grave observada em crianças que possuem o peso muito abaixo do esperado para sua altura e idade. Isto faz com que elas percam massa muscular e gordura. O cabelo fica escasso, quebradiço e pode vir a perder a coloração.

Qual a explicação para a desnutrição?

A explicação está relacionada à alteração de nutrientes em decorrência da desnutrição, em que há comprometimento dos lipídios, proteínas, vitaminas hidro e lipossolúveis, além do cálcio e ferro. Essa condição pode ser entendida como o acúmulo de líquidos no organismo, que no caso do kwashiorkor acomete principalmente os tornozelos e os pés.

Qual a prevenção e o controle da desnutrição?

A prevenção e o controle da desnutrição dependem de medidas mais amplas e eficientes de combate à pobreza e à fome e políticas de inclusão social.

Como ocorre a desnutrição corporal?

Isso ocorre porque o organismo não está recebendo a quantidade ideal de carboidratos e gorduras, fazendo com que ele recorra às proteínas. Como consequência, é possível perceber uma diminuição no peso corporal, além de uma diminuição dos músculos, sendo classificado como desnutrição geral.

Quais medicamentos podem contribuir com a desnutrição?

O uso de determinados fármacos também pode contribuir com a desnutrição. Os medicamentos podem fazer o seguinte: Redução do apetite: Por exemplo, medicamentos usados no tratamento de hipertensão arterial (como diuréticos), insuficiência cardíaca (como digoxina) ou câncer (como cisplatina).

Postagens relacionadas: