Como melhorar minha concordância verbal?

Índice

Como melhorar minha concordância verbal?

Como melhorar minha concordância verbal?

Ao utilizar o pronome relativo quem em uma oração, a construção verbal que o acompanha pode ser conjugada de duas maneiras. Pode-se optar por flexionar o verbo de acordo com a pessoa que antecede o pronome ou conjugá-lo na 3ª pessoa do singular.

Como justificar uma frase de concordância verbal?

A concordância verbal ocorre quando a conjugação do verbo se adapta ao sujeito em número e em pessoa. O sujeito pode estar no singular ou no plural e pode ser em 1ª, 2ª ou 3ª pessoa....Como se dá a concordância verbal?
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)singularplural
tuvós
ele/elaeles/elas
Mais 1 linha

O que é erro de concordância exemplo?

Exemplo: Marisa gosta do clima frio. Os cavalos se soltaram e correram pelo campo. Coletivo: quando temos um sujeito coletivo, o verbo deve flexionar no singular, porque o coletivo é um vocábulo singular, que indica pluralização de elementos.

Como acertar a concordância verbal?

O caso da concordância verbal diz respeito ao verbo em relação ao sujeito, o primeiro deve concordar em número (singular ou plural) e pessoa (1ª, 2ª, 3ª) com o segundo. Já a concordância nominal diz respeito ao substantivo e seus termos referentes: adjetivo, numeral, pronome, artigo.

Quais são os erros de concordância verbal?

Esses termos podem ser substantivos, pronomes, verbos, numerais e adjetivos, por exemplo.

  • CONCORDÂNCIA VERBAL. ...
  • PRINCIPAIS ERROS.
  • Coletivo: quando temos um sujeito coletivo, o verbo deve flexionar no singular, porque o coletivo é um vocábulo singular, que indica pluralização de elementos.

Como se dá a concordância verbal?

Como se dá a concordância verbal? A concordância verbal ocorre quando a conjugação do verbo se adapta ao sujeito em número e em pessoa. O sujeito pode estar no singular ou no plural e pode ser em 1ª, 2ª ou 3ª pessoa. Veja: A conjugação do verbo concorda com o sujeito ao qual está se referindo. Veja nos enunciados abaixo:

Quais são as regrinhas de concordância?

As inúmeras regrinhas, que devem ser seguidas à risca, dividem-se entre os dois tipos de sujeitos: simples e composto. Para te ajudar a refrescar a memória e não cometer mais enganos e deslizes verbais, nós organizamos um grande resumo com os principais pontos sobre esse tipo de concordância.

Por que o verbo concorde com a porcentagem?

É mais comum que o verbo concorde com o termo que especifica a porcentagem: Na pesquisa, 98,1% dos entrevistados preferem ficar em casa. Se o termo não estiver explícito, é mais comum que o verbo concorde com o número: Na entrevista, 98,1% preferem ficar em casa, enquanto 1,9% prefere sair.

Qual é a concordância facultativa?

Apesar de ser considerada uma concordância facultativa, a expressão um dos que deve, preferencialmente, ser acompanhada por um verbo conjugado no plural - logo, o verbo irá concordar com o substantivo que está acompanhado do pronome relativo que. Entenda: Você é um dosalunos que nunca pedem ajuda durante as aulas.

Postagens relacionadas: