Como testar diodo na placa com multímetro analógico?
Como testar diodo na placa com multímetro analógico?
Testar diodos usando multímetro é uma tarefa simples: no multímetro analógico, selecione uma escala de baixa resistência e polarize o diodo diretamente com as ponteiras (lembre-se que no multímetro analógico, a ponteira positiva é a preta e a negativa é a vermelha).
Como testar diodo na placa mãe?
Como testar Diodo comum?
- Coloque o multímetro na escala de continuidade;
- Coloque cada ponteira do multímetro em uma extremidade do diodo, observe o resultado no visor;
- Agora inverta as ponteiras observando o visor;
- Se de um lado aparece uma resistência no multímetro e invertendo fica infinito, então o diodo está bom.
Como saber se diodo está queimado?
Se a tensão no sentido direto for maior que a tensão de barreira o diodo deve estar operando como circuito aberto; Se a tensão em ambos os sentidos for zero, o diodo está em curto; Se a tensão em ambos os sentidos for superior à da barreira de potencial, o diodo está funcionando como circuito aberto.
Como saber se o diodo Zener está com fuga?
Uma resistência inversa entre 20 k ohms e 200 k ohms indica um diodo com fugas. Observação: Com o circuito ligado é possível medir a tensão zener nos terminais do diodo. Se ela for muito baixa ou acima do esperado, é sinal que o diodo se encontra com problemas.
Como é feito o teste do diodo?
O teste é feito conectando o diodo em pontos específicos no multímetro, ou ligando as pontas de prova do multímetro nos terminais do diodo. A indicação do estado do diodo é dada diretamente no display do multímetro, sem a necessidade de analisar valores medidos.
Como analisar a tensão do diodo?
De acordo com os valores obtidos com o multímetro, há quatro possibilidades a serem analisadas: Se a tensão no sentido direto for igual à da barreira de potencial e a tensão no sentido reverso for maior ou igual à tensão da barreira, o diodo está operando normalmente;
Qual a função do diodo?
O diodo é um componente que possui polaridade, ou seja, um lado positivo (Anodo) e outro negativo (Catodo). Sua função básica é permitir que a tensão de um circuito atravesse em um sentido mas não no outro. O sentido que a tensão vai correr livremente é o mesmo que o triângulo do seu símbolo aponta (do lado positivo para o negativo).
Qual a tensão de barreira do diodo?
Se a tensão no sentido direto for maior que a tensão de barreira o diodo deve estar operando como circuito aberto; Se a tensão em ambos os sentidos for zero, o diodo está em curto;