O que causa icterícia no Recém-nascido?

O que causa icterícia no Recém-nascido?
A icterícia aparece no bebê saudável quando o sangue fica com excesso de uma substância chamada bilirrubina, que é produzida durante o processamento pelo organismo dos glóbulos vermelhos de que ele não vai precisar mais.
Quanto tempo leva para curar a icterícia?
Os bebês nascem imaturos e não conseguem metabolizar toda bilirrubina mas, isso se resolve sozinho em, no máximo, duas semanas. Por isso, as mamães são orientadas a levar seus bebês para tomar sol. O sol ajuda o corpo a fabricar vitamina D e melhora a icterícia. Porém, a icterícia fisiológica dura apenas quinze dias.
Como entender a icterícia do recém-nascido?
Para entender a icterícia do recém-nascido é preciso antes compreender o papel da bilirrubina. Nossas hemácias (glóbulos vermelhos) têm uma vida média de 120 dias. Todos os dias, milhões de hemácias novas são produzidas na medula óssea e milhões de hemácias velhas são destruídas no baço.
Como Prevenir a icterícia em seu bebê?
Em geral, em casos de icterícia, quanto mais o bebê mamar, melhor. O importante é, quando o amarelão demora a ir embora, descartar a possibilidade de outras doenças que possam estar causando a icterícia. Cadastre-se já para receber boletins grátis sobre sua gravidez e o desenvolvimento do seu bebê.
Qual o tratamento para a icterícia?
Apesar de nem sempre a icterícia ser uma condição grave ou com sérias consequências, o tratamento adequado é necessário porque, em circunstâncias raras, pode causar lesão cerebral. Esta condição chama-se kernicterus e o tratamento nestes casos envolve uma transfusão de sangue.
Quando deve ser investigada a icterícia neonatal?
A icterícia neonatal deve ser melhor investigada quando ela tiver as seguintes características: Inicia-se nas primeiras 24 horas de vida do bebê. Apresenta concentrações sanguíneas acima de 20 mg/dl. Demora mais de 2 semanas para desaparecer (exceto em prematuros).