Como a intolerância ao glúten afeta a qualidade de vida?
Índice
- Como a intolerância ao glúten afeta a qualidade de vida?
- O que pode amenizar os sintomas da intolerância ao glúten?
- Como desintoxicar o corpo de glúten?
- Quais os sintomas da intolerância ao trigo?
- O que sente uma pessoa que tem intolerância a glúten?
- Quanto tempo demora para desintoxicar o organismo do glúten?
- O que acontece quando paramos de comer glúten?
- Qual exame detecta intolerância a glúten?
- Quem sofre com intolerância ao glúten?
- Por que a alergia ao glúten pode surgir?
- Como substituir o glúten da dieta?
- Qual a sensibilidade ao glúten não celíaca?

Como a intolerância ao glúten afeta a qualidade de vida?
Em quem tem esse problema, ao consumir glúten, ocorrem danos nas paredes do intestino delgado, provocando dor, inchaço abdominal, diarreia e dificuldade de absorção de nutrientes. No caso da doença celíaca, ocorre uma reação ao sistema imunológico, o que causa um quadro mais grave.
O que pode amenizar os sintomas da intolerância ao glúten?
O tratamento para intolerância ao glúten consiste basicamente em excluir o glúten da alimentação durante toda a vida. O glúten pode ser substituído em muitas situações por milho, farinha de milho, fubá, amido de milho, batata, fécula de batata, mandioca, farinha de mandioca ou polvilho, por exemplo.
Como desintoxicar o corpo de glúten?
Alimentos alcalinos para melhorar o processo de desintoxicação
- Brássicas: agrião, brócolis, couve – de bruxelas, chinesa, couve-flor, mostarda, nabo, rabanete, repolho e rúcula.
- Brotos: alfafa, de feijão, trevo, etc.
- Cereais integrais: amaranto, arroz integral ou cateto integral, quinoa.
Quais os sintomas da intolerância ao trigo?
Sintomas comuns da alergia a trigo
- Urticária ou brotoejas.
- Inchaço, coceira ou irritação da boca ou da garganta.
- Náusea.
- Cólicas estomacais.
- Indigestão.
O que sente uma pessoa que tem intolerância a glúten?
Em pessoas intolerantes, o consumo desses quitutes pode causar dor, inchaço abdominal e diarreia. A intolerância ao glúten ocorre quando o organismo tem dificuldades ou é incapaz de digerir o glúten. Nesses casos, o glúten danifica as paredes do intestino delgado, provocando os sintomas incômodos.
Quanto tempo demora para desintoxicar o organismo do glúten?
Um dado interessante: os alimentos em geral levam 18 horas da mastigação até a eliminação pelo reto. Alimento com o glúten leva 26 horas. Consumido em excesso vai retendo cada vez mais toxinas no organismo e promovendo a dibiose, que é a alteração da flora normal, com fermentação e retenção de líquidos.
O que acontece quando paramos de comer glúten?
A médica alerta que, para quem não sofre da doença celíaca, cortar totalmente o glúten da alimentação pode predispor a doenças crônicas, como diabete ou doenças cardiovasculares. Além disso, se uma criança não consumir o alimento na infância, pode desenvolver alergia a ele.
Qual exame detecta intolerância a glúten?
Entre os exames pedidos pelos especialistas, estão: anti-endomisio; trasglutaminase tecidual; gliadina e o estudo molecular DQ2 e DQ8. Todos são exames de sangue, realizados em jejum normal ou leve, que verificarão a resposta e a sensibilidade do organismo a certos alimentos, entre eles a proteína glúten.
Quem sofre com intolerância ao glúten?
Quem sofre com intolerância ao glúten deve por isso excluir da sua dieta os seguintes alimentos: Pão, macarrão, biscoito, bolo, cerveja, pizza, salgadinhos e qualquer alimento que contenha glúten.
Por que a alergia ao glúten pode surgir?
Além disso, quando a intolerância é grave, pode causar a Doença Celíaca, que provoca sintomas mais fortes e frequentes de dor abdominal e diarreia. Esta alergia ao glúten pode surgir em crianças e adultos, e acontece devido à incapacidade ou dificuldade em digerir o glúten, que é uma proteína presente no trigo, no centeio e na cevada, ...
Como substituir o glúten da dieta?
O glúten pode ser substituído em muitas situações por milho, farinha de milho, fubá, amido de milho, batata, fécula de batata, mandioca, farinha de mandioca ou polvilho, por exemplo. Ao retirar o glúten da dieta, os sintomas podem desaparecer em poucos dias ou semanas.
Qual a sensibilidade ao glúten não celíaca?
Sensibilidade ao glúten não celíaca No caso da sensibilidade ao glúten não celíaca, o alimento que contém glúten também não é bem aceito pelo organismo, mas nela não ocorre um impacto tão grande como no caso da doença celíaca. Essa sensibilidade é mais um desconforto, sendo que os sintomas estão basicamente relacionados ao processo de digestão.