Qual o mecanismo de ação da terbinafina?

Índice

Qual o mecanismo de ação da terbinafina?

Qual o mecanismo de ação da terbinafina?

A terbinafina interfere especificamente em uma etapa inicial da biossíntese dos esteróis fúngicos que acarreta deficiência de ergosterol e acúmulo intracelular de esqualeno, resultando em morte da célula fúngica. A terbinafina age por inibição da esqualeno-epoxidase na membrana celular fúngica.

O que é terbinafina e para que serve?

O cloridrato de terbinafina comprimidos trata infecções fúngicas das unhas das mãos e dos pés, infecções por tinha (micose) do couro cabeludo e do cabelo, virilha e outras áreas do corpo e os pés (pé de atleta), bem como infecções fúngicas da pele.

Para que serve a pomada de cloridrato de terbinafina?

O cloridrato de terbinafina creme dermatológico é utilizado para o tratamento de infecções fúngicas de pele causadas por dermatófitos como Trichophyton, Microsporum canis e Epidermophyton floccosum.

Quanto tempo a terbinafina faz efeito?

Geralmente 2 a 4 semanas.

Quais os benefícios da Terbinafina?

O Terbinafina é um medicamento anti-fúngico utilizado para combater fungos causadores de problemas na pele, como micose de pele e unha, por exemplo.

Qual o mecanismo de ação do Fluconazol?

MECANISMO DE AÇÃO Sua ação fungistática está relacionada com a inibição da biossíntese do ergosterol de origem fúngica, através da inibição do 14-a-demetilase, presente na membrana celular, impedindo com isto o crescimento fúngico. O Fluconazol está indicado para o tratamento das micoses superficiais e nas profundas.

Qual o efeito colateral de terbinafina?

Reações muito comuns (ocorre em mais de 10% dos pacientes que utilizam este medicamento): dor de cabeça, náuseas, dor abdominal leve, desconforto estomacal após refeição (azia), diarreia, inchaço ou flatulência (sensação de plenitude gástrica), perda do apetite, erupções cutâneas (comichão), dores musculares e nas ...

Qual o benefício da terbinafina?

O cloridrato de terbinafina é um medicamento com atividade antifúngica, que é atualmente o tratamento mais eficaz contra a micose das unhas (onicomicose). Apesar de ser habitualmente prescrito para pacientes com onicomicose, a terbinafina também é eficaz contra outras formas de micose da pele.

Pode usar cloridrato de terbinafina na vagina?

Em casos recorrentes ou na candidíase sistêmica, pode-se optar por Fluconazol oral de 150mg uma vez por semana, Clotrimazol vaginal 500 mg uma vez por semana ou 200mg duas vezes por semana, por até 6 meses.

Como usar a pomada cloridrato de terbinafina?

As aplicações de Cloridrato de Terbinafina creme dermatológico devem ser feitas exclusivamente sobre a pele, com uma leve fricção. Aplique o creme 1 ou 2 vezes ao dia, durante 2 semanas. Aplique o creme 1 ou 2 vezes ao dia, durante 1 semana.

Quais são os efeitos colaterais da terbinafina?

Os efeitos colaterais mais comuns da terbinafina em comprimidos são: Dor de cabeça (cerca de 10%). Diarreia (6%). Reação alérgica na pele (6%). Azia ou dor de estômago (4%). Perda do apetite (3%). Outros eventos adversos possíveis são: alterações oculares, depressão, alterações do olfato, perda de peso involuntária e toxicidade hepática.

Quais são as contraindicações do cloridrato de terbinafina oral?

Quais as contraindicações do Cloridrato de Terbinafina? Cloridrato de Terbinafina oral é contraindicado em casos de hipersensibilidade conhecida ao Cloridrato de Terbinafina ou a qualquer um dos excipientes da formulação, e em pacientes com doença hepática crônica ou ativa.

Como aumentar a concentração sanguínea da terbinafina?

A terbinafina pode aumentar a concentração sanguínea dos seguintes fármacos: amitriptilina, cafeína, clozapina, imipramina, metoprolol, nebivolol, nortriptilina e propafenona. 4. A terbinafina pode reduzir a concentração sanguínea dos seguintes medicamentos: tramadol, tamoxifeno, codeína e ciclosporina.

Postagens relacionadas: