Quais as técnicas de moldagem funcional?
Índice
- Quais as técnicas de moldagem funcional?
- Quais os objetivos das moldagens inicial e funcional em prótese Total?
- Qual o material de moldagem utilizado na moldeira individual?
- O que são moldeiras individuais?
- Qual a diferença de vedamento periférico e moldagem funcional propriamente dita?
- Qual o principal objetivo do encaixotamento do molde funcional?
- Como são utilizadas as moldagens em prótese?
- Qual é a área periférica da prótese total?
- Qual a altura do modelo superior da prótese?
Quais as técnicas de moldagem funcional?
A moldagem funcional consiste em duas etapas - o selamento periférico e a moldagem funcional propriamente dita - e tem como objetivos reproduzir os tecidos da área chapeável e determinar a extensão da prótese total12,13,19.
Quais os objetivos das moldagens inicial e funcional em prótese Total?
Objetivos da Moldagem Inicial: a) Obter a extensão total da área chapeável; b) Registro de todos os acidentes anatômicos dos arcos edentados; c) Afastamento da mucosa móvel.
Qual o material de moldagem utilizado na moldeira individual?
resina acrílica A resina acrílica autopolimerizável utilizada para confecção de moldeira individual também tem sido usada como material de moldagem funcional, entretanto, em escala bem menor, pois uma grande desvantagem é a irritação da mucosa que ela pode provocar, além de uma grande reação exotérmica, desagradável ao paciente.
O que são moldeiras individuais?
A moldeira individual é preconizada para a realização da moldagem funcional, confeccionada a partir de um modelo pre- liminar realizado com moldeiras de estoque, para determinar os limites da área basal de acordo com a fisiologia das estruturas anatômicas presentes.
Qual a diferença de vedamento periférico e moldagem funcional propriamente dita?
A moldagem funcional deve ser dividida em duas fases: Page 33 32 1) Vedamento periférico: consiste na impressão das características de fundo de sulco permitindo o melhor selamento da borda da prótese; 2) Área chapeável: consiste na moldagem funcional propriamente dita, com registro da área de suporte e estruturas ...
Qual o principal objetivo do encaixotamento do molde funcional?
O encaixotamento do molde pode facilitar o vazamento do gesso, proteger as bordas do molde, regular a altura e o tamanho do modelo e evitar o desgaste indevido do modelo. ... A atadura pode ser removida facilmente, revelando um modelo que preserva os detalhes do molde de maneira fiel.
Como são utilizadas as moldagens em prótese?
Felton et al.9(1996) descreveram a tríade dos “Ms” (moldeira, material de impressão e método de molda- gem) para a obtenção de sucesso nas moldagens em prótese total. De forma geral, são utilizadas moldei- ras de estoque para as moldagens preliminares.
Qual é a área periférica da prótese total?
Os músculos e estruturas relacionados a área periférica da prótese total é o orbicular do lábio, levantador do lábio superior e da asa do nariz, zigomático maior e menor, bucinador, ligamento esfenomandibular, levantador do véu palatino e tensor do véu palatino.
Qual a altura do modelo superior da prótese?
Provém da moldagem funcional e é utilizado para a confecção da base de prova e como matriz da base da prótese. Deve ser vazado com gesso pedra especial cobrindo todo o molde e a sua base confeccionada com gesso pedra. A altura do modelo superior deve se de 1 cm e do inferior 1 cm na região anterior e 1,5 na região posterior.