Como age o peróxido de hidrogênio no clareamento dental?

Índice

Como age o peróxido de hidrogênio no clareamento dental?

Como age o peróxido de hidrogênio no clareamento dental?

O grande efeito do peróxido de carbamida no clareamento dental se dá da seguinte maneira: o composto age liberando oxigênio, que penetra na estrutura do dente e quebra a molécula de pigmento responsável por escurecê-lo.

Como o gel clareador age nos dentes?

O agente clareador entra nas estruturas do dente e reage com os pigmentos ali encontrados. Os pigmentos então são quebrados em partículas menores, tornando os dentes mais claros.

Como age o peróxido de hidrogênio?

O peróxido de hidrogênio difere da água apenas pela adição de uma molécula de oxigênio extra. Mas essa molécula extra a transforma em um poderoso oxidante. É a razão pela qual o peróxido de hidrogênio é um limpador versátil, e também a razão pela qual você precisa usá-lo com cautela em pessoas e animais de estimação.

O que o peróxido de hidrogênio faz nos dentes?

O clareamento dental com peróxido de hidrogênio limpa as manchas que ocorrem de dentro para fora, ao contrário dos cremes dentais que utilizam sílica com alto poder de limpeza, que removem apenas manchas superficiais da camada externa dos dentes.

Tem algum problema se entrar saliva na moldeira do clareamento?

Sim, 30 minutos é o tempo necessário para que a saliva possa agir e neutralizar o pH dos alimentos e bebidas.

Quais os efeitos colaterais do clareamento dental?

(2008) os principais efeitos adversos provocados pelo clareamento dental são: dor e hipersensibilidade dental, irritação e inflamação gengi- val, reabsorção cervical externa, toxicidade, sensibilidade gástrica, alterações do pH dental, desmineralização da estrutura dentária e aumento das trincas do esmalte.

Qual o mecanismo de ação dos agentes clareadores?

Os agentes clareadores agem principalmente através da oxidação de compostos orgânicos. Esses agentes são altamente instáveis e, quando em contato com o tecido, liberam radicais livres (principalmente o oxigênio) que oxidam os pigmentos.

Quanto tempo o gel clareador age nos dentes?

O clareador de gel é usado junto de uma moldeira. “Deve ser aplicado em pequenas quantidades na moldeira, conforme indicado pelo dentista, e deve permanecer em contato com os dentes de 2 a 4 horas por dia durante 2 a 4 semanas”, indica Vinícius.

Quando o peróxido de hidrogênio se torna perigoso?

Peróxido de hidrogênio não é considerado um explosivo, entretanto, quando misturado com substâncias orgânicas a determinadas concentrações, pode resultar em um componente explosivo bastante perigoso13. ... i) Soluções com concentrações menores do que 8% (m/v). Dependendo da concentração, podem causar irritações nos olhos.

Quais os riscos do peróxido de hidrogênio?

O contato com soluções concentradas pode produzir queimaduras graves com bolhas. A exposição ocular a concentrações de 3% de peróxido de hidrogênio pode resultar em dor e irritação, mas danos severos são raros. Soluções mais concentradas podem resultar em ulceração e perfuração da córnea.

Qual o efeito do peróxido de hidrogênio no dente?

O peróxido de hidrogênio, quando em contato com saliva e os fluídos do interior do dente, se degrada em água e oxigênio. É este oxigênio que irá clarear os dentes. Como degrada rapidamente, seu efeito é mais rápido, significando menor tempo em contato com o dente.

Qual o efeito de clareamento dental?

Em geral, ambas as substâncias clareadoras provocam o mesmo efeito de branqueamento dos dentes durante um tratamento de clareamento dental. O peróxido de hidrogênio, quando em contato com saliva e os fluídos do interior do dente, se degrada em água e oxigênio. É este oxigênio que irá clarear os dentes.

Como se degrada o peróxido de hidrogênio?

O peróxido de hidrogênio quando em contato com saliva e o substrato dental, se degrada em água e oxigênio. Como degrada rapidamente, seu efeito clareador é mais rápido, significando menor tempo de contato com os dentes. O peróxido de carbamida, quando degradado, dissocia-se em peróxido de hidrogênio e ureia.

Como funciona o clareamento do dente?

Durante o clareamento, essas cadeias de carbono são transformadas em água oxigenada, que é liberada junto com o oxigênio para fora do dente.

Postagens relacionadas: