Qual é a função do fentanil?
Índice
- Qual é a função do fentanil?
- O que o fentanil causa?
- Qual é o mecanismo de ação do fentanil?
- Para que serve fentanil na intubação?
- O que substitui fentanil?
- Qual é o mecanismo de ação dos opioides?
- Onde atuam no corpo os opioides?
- Quando deve-se reduzir a dose de fentanil?
- Por que o fentanil pode ser administrado?
- Quais as contraindicações do fentanil?
Qual é a função do fentanil?
Fentanil® é um analgésico opioide que se caracteriza pelas seguintes propriedades: Rápida ação, curta duração e elevada potência (100 vezes maior do que a da morfina). A duração de ação comum do efeito analgésico é de aproximadamente 30 minutos após dose única intravenosa (IV) de até 100 mcg.
O que o fentanil causa?
Os efeitos colaterais mais comuns que podem ocorrer com o uso do adesivo transdermico em adultos são insônia, sonolência, tontura, náusea, vômito e dor de cabeça. Em crianças, os efeitos colaterais mais comuns que podem ocorrer são dor de cabeça, Vômito, náusea, prisão de ventre, diarreia e coceira generalizada.
Qual é o mecanismo de ação do fentanil?
Em relação a sua ação sobre o sistema cardiovascular a meperidina diminui a contratilidade do miocárdio e aumenta a freqüência cardíaca1. O fentanil é um opióide sintético do grupo da fenilpiperidina. Sua potência analgésica é cerca de vezes a da morfina.
Para que serve fentanil na intubação?
O fentanil é um dos agentes farmacológicos recomendados no pré-tratamento. É utilizado em doses inferiores à anestesia geral, com objetivo de reduzir a resposta cardiovascular exagerada e o aumento da pressão intracraniana.
O que substitui fentanil?
Para os autores, a cetamina IN pode ser uma alternativa apropriada ao fentanil IN para dor associada a lesões agudas de extremidades e deve ser considerada para o tratamento da dor em pediatria, especialmente em pacientes que possam apresentar maior risco de efeitos adversos com o uso de opioides 4.
Qual é o mecanismo de ação dos opioides?
Os opióides atuam promovendo a abertura dos canais de potássio e a inibição da abertura de canais de cálcio controlados por voltagem. Causando assim, hiperpolarização e redução da excitabilidade neuronal. Além disso, ocorre redução da liberação de transmissores (pela inibição da entrada de Ca2+).
Onde atuam no corpo os opioides?
Os opióides atuam a nível celular ligando-se aos receptores opióides presentes em todo sistema nervoso central (SNC), especialmente no núcleo do trato solitário, área cinzenta periaquedutal, córtex cerebral, tálamo e substância gelatinosa da medula espinhal.
Quando deve-se reduzir a dose de fentanil?
Deve-se considerar uma redução na dose de Fentanil ® em pacientes com insuficiência renal e estes pacientes devem ser monitorados cuidadosamente para sinais e sintomas de toxicidade de fentanila. Siga a orientação de seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento.
Por que o fentanil pode ser administrado?
O Fentanil pode ser administrado por injecção intravenosa, penso transdérmico e por via oral. Efeitos colaterais comuns incluem náuseas, obstipação, sonolência e confusão. Graves efeitos secundários podem incluir uma diminuição do esforço para respirar (depressão respiratória), síndrome da serotonina, pressão arterial baixa, ou dependência.
Quais as contraindicações do fentanil?
A duração de ação comum do efeito analgésico é de aproximadamente 30 minutos após dose única intravenosa (IV) de até 100 mcg. A profundidade da analgesia está relacionada à dose e pode ser ajustada de acordo com o nível da dor do procedimento cirúrgico. Quais as contraindicações do Fentanil?